sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Rafael Correa e a derrota da mídia




Se as pesquisas estiverem certas, o presidente Rafael Correa obterá uma vitória consagradora nas eleições marcadas para o próximo domingo, 17 de fevereiro, no Equador. Para o desespero da mídia colonizada, o líder da “revolução cidadã” poderá ser reeleito já no primeiro turno. Numa das sondagens divulgadas nesta semana, Rafael Correa aparece com 48% das intenções de voto; o ex-banqueiro Guillermo Lasso surge em segundo lugar, com 11%; e o ex-presidente Lucio Gutierrez contabiliza apenas 8% dos votos.

A vitória de Rafael Correa representará uma dura derrota das oligarquias e da mídia local. No poder desde 2007, o jovem economista de 49 anos conseguiu introduzir importantes avanços no sofrido país. Na política externa, o Equador passou a adotar uma postura mais soberana e altiva, deixando de ser um apêndice dos EUA – inclusive com o fim da sua base militar de Manta. A nação apostou na integração latino-americana, reforçando a Alba (Alternativa Bolivariana das Américas) e outras iniciativas regionais.

Na política interna, Correa garantiu maiores espaços de participação popular e avançou na consolidação da democracia. Antes dele, o país vivia forte instabilidade. Entre 1996 e 2006, o Equador teve 15 presidentes e sofreu vários golpes. É certo que a sua gestão foi alvo de inúmeras tentativas de desestabilização, sempre alimentadas pela mídia, mas elas foram derrotadas. Correa se mostrou um político corajoso e convicto no enfrentamento dos golpistas – inclusive com a apresentação de uma nova lei para democratizar os meios de comunicação.

O maior trunfo de Correa, porém, encontra-se nas políticas sociais. O seu governo priorizou a redução da miséria no país, reforçando o papel do Estado como indutor do desenvolvimento econômico e da distribuição de riquezas. Através do “Abono de Desenvolvimento Humano (ADH)”, o governo garantiu uma renda básica para as famílias mais carentes. O governo triplicou os gastos na saúde e dobrou na educação. Os índices de pobreza diminuíram e a taxa de desemprego hoje é de 5%, a menor da história do país.

Estes avanços políticos e sociais neutralizaram a ação golpista da mídia equatoriana, que é monopolizada por apenas três famílias e tem fortes vínculos com os banqueiros. Correa não se intimidou diante da máfia midiática: polemizou abertamente com os veículos da direita oligárquica; processou jornalistas caluniadores; cassou a outorga de emissoras irregulares de rádio e tevê; e investiu em meios alternativos de comunicação. No próximo domingo, Rafael Correa poderá infringir mais uma derrota aos barões da mídia do Equador.

Por Altamiro Borges, em seu blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário