sábado, 9 de fevereiro de 2013

Reengenharia da policia civil na contramão da sociedade




Hilton Marques

O Governo de São Paulo, adotou uma nova postura sobre a segurança no Estado, e está aplicando o projeto de reengenharia da Polícia Civil, adotando o discurso de que a ação é a retomada de seu perfil institucional como órgão de inteligência e estratégia que procura não só o agrupamento de delegacias, evitando a fragmentação do ambiente operacional, mas também à recapacitação continuada e a valorização do policial civil, procurando novas formas de interlocução com a sociedade e outras instituições.

Bem eu não sei se esta é uma boa forma de interlocução com a sociedade já que a ação está vindo na contra mão do que a sociedade espera. A sociedade espera delegacias mais próximas de seus bairros, ou seja, espera que a polícia esteja realmente mais perto de nós.

Este modelo remete ao passado de como era a Policia antes, precisamos avançar no fortalecimento da Policia Civil, para modernizar e dar melhores condições de trabalho, não é colocar todos os policiais em um mesmo prédio, e sim contratar mais policiais, melhorar seus salários e modernizar as Delegacias existentes. Esta deveria ser a reengenharia correta proposta pelo Governo do Estado, mas ao contrário estamos vendo a argumentação de redução de despesas, reduzir despesas é melhorar a segurança?
Imagino que com a reengenharia da Polícia Civil na cidade de Jales, teremos  o fechamento de algumas delegacias assim como vem acontecendo em diversas cidades do Estado de São Paulo. Creio que estamos prestes a ver a EXTINÇÃO de Delegacias importantes para a sociedade como é a Delegacia de Policia de Defesa da Mulher  e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) em Jales, que são setores especializados no combate ao crime.
Vamos ver também a extinção de delegacias em cidades com menos de 10 mil habitantes, será uma reengenharia positiva ou uma porta escancarada para o aumento da violência no interior do Estado?  Será que este plano de reengenharia fortalecerá a segurança pública de nosso Estado?, ou a criminalidade buscando alternativas não virá para o interior onde delegacias serão fechadas?
E aí, podemos ver que a reengenharia ao invés de modernizar e especializar a polícia para trabalhar com determinados setores do Crime Organizado, e também se aproximar da sociedade, poderá enfraquecer e deixar cada vez mais o cidadão inseguro. O Governo de São Paulo precisa investir, contratar mais policiais, melhorar salários, planos de carreira e as condições de trabalho. Precisamos avançar, assim como o mundo avança na segurança e não retroceder. O Estado será alvos das ações civis públicas que cobram a contratação de mais policiais e preenchimento das vagas existentes a exemplo do que já aconteceu na cidade de São Carlos.  Será este o caminho?

Os profissionais da polícia do Estado de São Paulo esforçam-se para garantir a segurança pública em nosso Estado, e atendem com presteza e precisão na medida do possível e de sua capacidade funcional, mas o plano de reengenharia que o Estado apresenta é fraco, e vem na contra mão daquilo que a sociedade necessita e espera, portanto o que está em jogo é a segurança de nosso povo e o futuro de nossas cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário