quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pronatec abre inscrições para 2,3 milhões de vagas. Programa atendeu 2,5 milhões de brasileiros



As inscrições pela internet para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram abertas nessa segunda-feira (18). Para este ano, estão previstos 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada. Criado em 2011, o Pronatec já atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. Até 2014, a meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores. Os cursos são ministrados pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e entidades do Sistema S (serviços nacionais de aprendizagem).

Bolsa formação - Desde 2011, os cursos técnicos tiveram 788.979 matrículas no país, com destaque para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tinha previstas 151.560 vagas e matriculou 252.716 estudantes. Os cursos de formação inicial e continuada registraram 1.732.439 matrículas - 548.626 por meio do programa Bolsa-Formação Trabalhador e 1.183.813 resultantes de acordos de gratuidade com o Sistema S. Entre os objetivos do Pronatec para 2013 está ainda a ampliação do número de bolsas-formação para estudantes egressos do ensino médio público e para cursos técnicos integrados à educação de jovens e adultos.

Outra medida prevista é a implementação do Financiamento Estudantil para Empresas (Fies-Empresa). Assim, empresas de pequeno, médio e grande portes poderão financiar a qualificação de seus funcionários em vagas oferecidas pelos serviços nacionais de aprendizagem e por escolas particulares habilitadas pela rede federal.

Estudantes têm até esta terça para se matricular no Prouni - Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta terça-feira, 19, para apresentar os documentos e providenciar a matrícula na instituição de ensino. O resultado da segunda convocação pode ser conferido pela internet. Os candidatos não selecionados nesta segunda chamada podem integrar a lista de espera do programa. A adesão deve ser feita nos dias 24 ou 25 próximos. A primeira convocação da lista de espera será divulgada no dia 28.

Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Sisu chama lista de espera - As instituições públicas de educação superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam a convocar candidatos integrantes da lista de espera para ocupar as vagas remanescentes, nesta semana. Desde segunda-feira (18), é de responsabilidade do estudante o acompanhamento das convocações diretamente com as instituições. O estudante só pôde integrar a lista de espera pela primeira opção de curso, declarada no momento da inscrição. Neste primeiro semestre, o Sisu ofereceu 129.319 vagas - 18% a mais em relação a 2012 - em 3.752 cursos. Promovem a seleção de estudantes por meio do sistema 101 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Por Em Questão/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário