segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

No interior de São Paulo, jornalistas enfrentam situações de risco



Em pelo menos três cidades no interior do estado de São Paulo (São José do Rio Preto, Catanduva e Araraquara) jornalistas foram ameaçados ou impedidos de exercer a profissão neste início do ano.

Em Catanduva, a jornalista Elaine Trevisan e seu colega repórter cinematográfico Augusto Pires foram agredidos verbalmente por membros da atual administração municipal e pelo ex-prefeito da cidade.

Na cidade de Araraquara, o repórter fotográfico Raphael Cruz Pena foi impedido pelo presidente da Câmara Municipal de exercer livremente sua função nas dependências daquela casa legislativa. O argumento utilizado foi de que só podem acessar o plenário os jornalistas da “mídia oficial”, proibindo a entrada de jornalistas dos movimentos sindical e social.

Essa é uma atitude questionada e reprovada pelo SJSP, pois se trata de cerceamento do trabalho do profissional de imprensa. Neste caso, foram feitas cartas públicas denunciando a arbitrariedade do Presidente da Câmara, e outras medidas serão tomadas pois não podemos permitir que tal abuso continue.

Nos casos de Rio Preto e Catanduva foram feitos boletim de ocorrência e o Departamento Jurídico do Sindicato já esta encaminhando as providências cabíveis. “Esses que perseguem e ameaçam jornalistas no exercício da profissão, muitas vezes levantam suas vozes pela liberdade de expressão. Mas quando se sentem prejudicados, atacam de forma covarde com ameaças e ou proibição do exercício da profissão. Nós vamos combater essas arbitrariedades e exigir retratação”, destaca José Eduardo, secretário adjunto do interior.

Em São José do Rio Preto, o jornalista Rodrigo Lima, do Diário Regional, foi ameaçado de morte pelo vereador do PSDB, Cesar Gelsi. O jornalista, no cumprimento de sua função, publicou matérias que denunciaram que o médico Cesar Gelsi não paga os impostos (ISS) à prefeitura.

Leia a seguir manifestação da Regional de São José do Rio Preto

Entre as áreas mais difíceis e incômodas para cobertura jornalística – sobretudo no jornalismo diário – está a editoria de política. Seja pelas pautas sempre áridas, seja pelo contato frequente com temas que, vira e mexe, acabam “desagradando” um ou outro lado.

Não é raro que políticos se sintam “ofendidos” por abordagens da imprensa, principalmente quando noticiados, por exemplo, casos de abusos de poder, ameaças verbais e violência sem justificativa. Os crimes contra a liberdade de imprensa agridem a humanidade e a ausência de democracia ameaça à vida. Infelizmente isto aconteceu recentemente, com a morte de um colega jornalista em Rondônia - por omissão das nossas autoridades. Contra tudo isso, precisamos levantar nossas vozes e clamar por justiça.

Uma dessas ameaças chegou ao conhecimento da Regional Rio Preto através de uma reportagem publicada na última sexta-feira, dia 8, no caderno de Política do jornal Diário da Região. Se sentindo “perseguido” pelo jornalismo do Diário da Região, o vereador e médico Cesar Gelsi (PSDB) fez ameaças de morte ao jornalista Rodrigo Lima, repórter de Política do jornal diário. Um boletim de ocorrência sob o número 292/2013 de resguardo de sua segurança foi registrado no 1º Distrito Policial.

O motivo da ira de Cesar Gelsi são pelo menos duas reportagens que trataram de sua vida pública. A primeira foi publicada no dia 4 de setembro de 2012. Intitulada “Eles querem voltar”, o texto, em tom de ironia, tratou ex-vereadores como “mortos vivos da política” que tentavam novamente se eleger. A segunda reportagem que desagradou o tucano e o levou ameaçar o profissional do Diário da Região revelou as autoridades municipais que eram cobrados judicialmente pela Prefeitura de Rio Preto por impostos em atraso. Além de Gelsi, outros ex-vereadores foram retratados na reportagem, como Gerson Furquim (que também foi eleito), Dourival Lemes, Adney Secches e Aparecido Capello. Nenhum dos outros 12 personagens reclamou ou questionou o conteúdo do material.

Por Harley Pacola - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário