sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Inscrições para Programa de Bolsas para Afrodescendentes seguem até dia 18



O objetivo da iniciativa é proporcionar aos afrodescendentes a oportunidade de aprofundar a compreensão dos instrumentos e mecanismos do Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas. O programa tem como foco questões de relevância para as pessoas de ascendência africana, visando permitir aos participantes a promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescendentes em seus respectivos países e comunidades.

O primeiro Programa de Bolsas para Pessoas de ascendência africana foi lançado pela Unidade Anti-Discriminação do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em 2011, no contexto do Ano Internacional dos Afrodescendentes. Neste terceiro ano, o programa de bolsas será realizado de 15 de abril a 03 de maio de 2013, em Genebra, Suíça, coincidindo com a 12ª Sessão do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Afrodescendentes. Isso permitirá aos participantes estarem inclusos no secretariado da sessão e, assim, obter uma melhor compreensão do seu mandato e trabalho.

Direito dos Participantes

Os participantes selecionados terão direito a uma bolsa para cobrir alojamento, as despesas básicas em Genebra, seguro básico de saúde, bem como um bilhete de ida/volta em classe econômica.
Quem pode se candidatar?

O candidato deve ser afrodescendente vivendo na Diáspora; ter no mínimo quatro anos de experiência no tratamento de questões relativas aos afrodescendentes ou minorias; ter domínio suficiente do idioma inglês para poder participar plenamente do programa e estar disponível para permanecer durante toda a duração do programa.
Como se candidatar?

Os candidatos(as) interessados deverão apresentar inscrição por e-mail para: africandescentfellowship2013@ohchr.org, ou por fax para: +41 22 928 90 50
Observações importantes

a) colocar claramente no cabeçalho o assunto: “Application to the 2013 Fellowsship Programme for People of African Descent”;

b) é necessário preencher e anunciar em todos os documentos 1º o sobrenome e depois o nome. Exemplos:

SMITH, Jacqueline; SILVA, João; SANTOS, Maria Aparecida.

Documentos necessários

1. Application form: encontrado no site, preenchido, assinado e escaneado.

2. Curriculum Vitae

3. Carta de motivação (máximo de 500 palavras), na qual o candidato (a) explicará sua motivação para a candidatura, e o que ele/ela espera alcançar através da bolsa e como usará o que aprendeu para promover os interesses e os direitos dos afrodescendentes.

4. Uma carta de apoio de uma organização afrodescendentes ou comunidade.

5. Cópia do Passaporte

Processo de Seleção

Na seleção dos bolsistas a ordem de chegada das inscrições, as questões de gênero e o equilíbrio regional serão levados em conta. Assim como os direitos humanos dos afrodescendentes no país. Os documentos deverão estar em inglês. E somente os candidatos pré-selecionados serão contatados.

Dúvidas relativas ao Programa de Bolsas pode ser dirigida a:

africandescentfellowship2013@ohchr.org

Por Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Nenhum comentário:

Postar um comentário