quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Polícia apreende uma tonelada de peixes no noroeste paulista



A piracema está nos últimos dias e mesmo com a restrição, tem muita gente que continua pescando. A piracema é o período em que a pesca fica restrita para garantir a reprodução dos peixes. Pescar nesta época é um crime ambiental com multa e apreensão dos materiais do pescador.

No Estado de São Paulo, a Polícia Ambiental apreendeu mais de nove toneladas de peixes, foram quase duas mil multas aplicadas. Só na região noroeste paulista mais de uma tonelada de peixes foi resgatada. A polícia multou mais de 100 pescadores.

No rio Grande, no noroeste paulista, a paisagem é calma e tranquila nesta época. Bem diferente de quando a pesca está liberada. Os barcos ficam parados nas margens. Há quatro meses, as pescarias estão restritas por causa da piracema, período de desova dos peixes. As regras são rígidas para não prejudicar a reprodução das espécies. “É proibido captura de peixes nativos e equipamentos profissionais, como redes e tarrafas”, afirma o tenente da Polícia Ambiental Luiz Antônio Vaserino.

Os policiais fazem a fiscalização e orientam pescadores profissionais e quem pratica a atividade como lazer. Um pescador estava com mandi, peixe nativo do rio Grande, e não escapou da multa. “A multa neste caso é de R$ 700 pela conduta dele e R$ 20 por quilo de peixe. O material dele será apreendido e encaminhado ao Ministério Público por ser crime ambiental”, afirma o tenente.

Por sorte, os mandis sobreviveram e foram soltos na água. Outros pescadores apressados, que não esperaram o fim da piracema, também foram multados e tiveram varas e linhas apreendidas. 


Por MaisInterativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário