quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pelo regulamento, Corinthians pode até ser eliminado da Libertadores; veja os nomes dos 12 presos

 
 
A morte de um garoto de 14 anos torcedor do San Jose, da Bolívia, na noite de quarta-feira, pode até levar à eliminação do Corinthians da Libertadores da América. Isso caso seja confirmado que o objeto disparado contra tenha partido da torcida alvinegra no estádio Jesús Bermúdez, em Oruro.

É o que prevê o regulamento da competição, que trata deste tipo de situação em seu artigo 10 e coloca as punições no 18. Vale destacar que uma possível exclusão de um time por conta de um episódio assim já constava do regulamento de 2012, logo, não é uma novidade como noticiado em alguns sites.

A Conmebol tem Tribunal de Disciplina e Câmara de Apelações, órgãos que entraram em vigor no final de janeiro deste ano e que devem tomar conta do caso. Até às 10h03 da manhã desta quinta, a entidade não se manifestara sobre o assunto em sua página oficial.

Doze corintianos foram presos ainda no estádio pela polícia boliviana, que afirma ter visto o sinalizador ter partido de um grupo de fãs alvinegros. Os nomes dos detidos foram divulgados na manhã desta quinta:

- Cleuter Barreto Barros - 24 anos
- Clever Souza Clous - 21 anos
- Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
- Fávio Neves Domingos - 32 anos
- Hugo Nonato - 27 anos
- José Carlos da Silva Júnior - 20 anos 
- Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
- Marco Aurélio Mecere - 31 anos
- Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
- Reinaldo Cohelo - 35 anos
- Tadeu Macedo Andrade - 30 anos - 
- Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos

Artigo 11
Associações e clubes podem ser punidos por comportamento inadequado da torcida

- Invasão ou tentativa de invasão de campo;
- Objetos atirados ao campo;
- Usar sinalizador, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico;
- Gestos, palavras, objetos ou outro meio para transmitir mensagem inapropriada em um evento esportivo, sobretudo se for de natureza política, ofensiva ou provocativa
- Causar estragos
- Qualquer falta de ordem ou disciplina que se possa cometer dentro do estádio ou em suas proximidades

As possíveis punições são colocadas no artigo 18
Advertência, repreensão, multa (de não menos do que 100 dólares ou mais que 200 mil dólares), anulação ou repetição de jogo, perda de pontos, determinação do resultado de jogo, atuar com portões fechados, proibição de jogar em um estádio ou no país, exclusão da competição (atual ou em edições futuras), perda de titulo ou prêmio, rebaixamento, perda de licença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário