quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alckmin escolhe condenado por improbidade


Ex-prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), nomeado para a Secretaria de Esportes do governo de São Paulo, foi acusado de ter usado recursos públicos para distribuir cartão de Natal que o promovia. O líder da Bancada, deputado Alencar Santana Braga criticou a nomeação

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, escolheu para integrar sua equipe de secretários mais um nome condenado por improbidade administrativa. O ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) foi acusado de usar dinheiro público para distribuir um cartão de Natal que tinha o intuito de o promover. Ele foi nomeado na última terça-feira (8/1) para a Secretaria de Esportes e deverá tomar posse na próxima semana.

Os cartões foram enviados à população do município do ABC Paulista no final de 2005, primeiro ano de sua gestão, e continham o nome e a assinatura do então prefeito. Segundo a Justiça, Auricchio gastou dinheiro para "promoção pessoal", tendo assim violado "os princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade administrativa".

O líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Alencar Santana Braga, criticou a atitude do governador Geraldo Alckmim em nomear Auricchio para o governo. “Isso mostra que a moralidade pregada pela atual gestão é uma ficção”, disparou o legislador.

Para Alencar, ao não informar sobre a condenação de Auricchio, o governo do Estado “agiu com falta de respeito com a população”. “É da história do PSDB falar demais e não fazer. O governo prega que está executando uma administração ética, porém, não é isso que vemos.”

Auricchio foi condenado por improbidade administrativa em primeira e segunda instâncias pelo Tribunal de Justiça e, portanto, estaria impedido de assumir cargo político, de acordo com a Lei Ficha Limpa.

Condenado por improbidade

Este não é o primeiro condenado por improbidade administrativa a fazer parte do time do tucano. O ex-presidente do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE) do Estado José Bernardo Ortiz responde, na verdade, a dez processos, sendo oito deles por improbidade – já chegou a ser condenado. O Ministério Público Estadual pediu o bloqueio dos bens e o afastamento cautelar de Ortiz, nomeado no início de 2011 por Alckmin. Ele foi afastado pela Justiça.

Em nota, o governo do Estado informou que “a decisão judicial a que se refere Auricchio não envolve suspensão de direitos políticos, de modo que não se enquadra nas restrições previstas no artigo 111-A da Constituição Estadual para a nomeação de secretários. Conforme acórdão do Tribunal de Justiça, a decisão de primeira instância foi considerada ‘razoável e proporcional’”.

*com informações do jornal ABCD Maior e site Brasil 247e PTALESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário