quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Com 12 anos, estudante é aprovada para pedagogia em universidade do MS



Com apenas 12 anos, a estudante Letícia Yumi Herculano Togoe conquistou uma vaga no curso de pedagogia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A jovem, que vai agora para o 9º ano e prestou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no fim de 2012 para “treinar”, conseguiu a aprovação após se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Apesar de ser aprovada, a jovem e sua família decidiram não entrar na Justiça para pedir para que ela cursasse a universidade. Isso porque, segundo Letícia, seu sonho é fazer medicina.

—Vou deixar a universidade para depois, porque o que eu quero fazer mesmo é medicina. Eu vou fazer o Enem todo ano e, se eu passar ano que vem, vamos ver.

Apesar de não ter cursado nenhum ano do Ensino Médio, Letícia disse que considerou a prova “fácil”. Ela contou que fez 620 pontos na redação e sua nota total foi em torno de 580.

— Quando fiquei sabendo da nota do Enem, não fiquei surpresa, porque achei a prova fácil. Já, a faculdade eu fiquei bastante surpresa. Minha mãe ficou meio “doidona” de felicidade.

Família

Questionada se gosta de estudar, Letícia diz que “mais ou menos” e que costuma estudar “quando vai ter prova”. A mãe, Marli Herculano da Silva, administradora, contou que a filha é bem esforçada e que participa de todas as atividades da escola. Porém, considera que Letícia tem facilidade para absorver os conteúdos. Ela contou que surgiu da própria jovem a iniciativa de fazer a prova. 

— Ai quando vi que ela tinha tirado 620 na redação, falei “nossa, filha, você foi muito bem”. E vi a nota do curso, que tinha 28 vagas, ampla concorrência. E falei “vamos tentar, só para ver se vamos conseguir".

Segundo a mãe, caso a jovem passe em medicina nos próximos anos a família “com certeza” entrará na Justiça para que Letícia possa cursar.

— É uma oportunidade dela terminar (o curso) antes, de se aperfeiçoar mais. A Letícia é uma menina bem madura e vou apoiá-la no que foi necessário. 


Fonte: R7.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário