segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Após tragédia em Santa Maria (RS), três suspeitos são presos



Após incêndio que deixou ao menos 231 pessoas mortas em Santa Maria (RS), a polícia prendeu três pessoas temporariamente. Segundo o delegado Sandro Meinerz, um dos responsáveis pelo caso, as prisão devem facilitar as investigações.

Os nomes não foram divulgados. Na manhã desta segunda-feira (28), a polícia fazia perícia no local. Ao menos 17 pessoas já foram ouvidas na delegacia, entre elas um dos donos da boate e músicos da banda. Três rojões soltados pela banda teriam iniciado o incêndio.

Os corpos das vítimas começaram a ser enterrados na manhã desta segunda-feira (28). Ao todo, 34 serão sepultados no cemitério municipal e 23 no cemitério Santa Rita.

Ao menos 231 morreram no incêndio que atingiu a casa noturna Kiss, na madrugada deste domingo (27). A lista com os nomes das vítimas foi divulgada na noite de ontem pelo governo do Estado. Quase metade das vítimas estudava na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

A boate Kiss, por meio de seus advogados, divulgou uma nova nota sobre a tragédia. A direção da empresa afirma que o que aconteceu na casa noturna foi uma "fatalidade".

Um erro de procedimento dos donos da boate Kiss pode ter sido crucial para a tragédia em Santa Maria. Eles não tinham qualquer autorização do Corpo de Bombeiros para organizar um show pirotécnico na casa noturna. Foi durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira que um sinalizador — uma espécie de fogo de artifício — foi lançado e atingiu o forro do teto do estabelecimento. Essa foi a fonte do incêndio que provocou a morte de 231 pessoas neste domingo (27).

O comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo, disse que o uso de fogos em um estabelecimento fechado deve ser sempre autorizado pela corporação.

— [O show pirotécnico] Foi uma coisa deliberada pela organização do evento. Com certeza, nesse ponto houve falha [da Kiss]. Mas temos que aguardar a perícia técnica para saber o que gerou, o que contribuiu para a tragédia.

Fonte: R7.COM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário