segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

EUA: Obama faz juramento de seu 2º mandato



O presidente Barack Obama fez o juramento de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos neste domingo, em uma breve e privada cerimônia na Casa Branca, um dia antes das celebrações públicas em Washington.

"Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente que cumprirei fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos, e que farei tudo em meu poder para preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos", disse Obama, diante do juiz da Suprema Corte, John Roberts.

Esta cerimônia televisionada, no Salão Azul da residência presidencial, da qual participaram apenas poucas pessoas, entre elas a família de Obama e alguns jornalistas, durou menos de um minuto.

“Eu fiz isso”

O presidente fez o juramento com sua mão esquerda sobre a Bíblia da família de sua esposa Michelle, que segurava o livro.

Após a cerimônia, Obama abraçou sua esposa e suas duas filhas Malia, de 14 anos, e Sasha, de 11, antes de declarar "eu fiz isso".

Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos, cumpriu assim o que determina a Constituição do país, que estabelece que os mandatos presidenciais começam no primeiro dia 20 de janeiro ao meio-dia posterior às eleições, mas voltará a jurar na segunda-feira diante de milhares de pessoas em frente ao Capitólio.

Por Agência France Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário