sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Santos conquista Copa São Paulo esbajando futebol arte



O Santos venceu o Goiás por 3 a 1 na manhã desta sexta-feira (25) e conquistou a sua segunda Copa São Paulo. A primeira foi em 1984, em decisão contra o Corinthians. O grande diferencial deste time do Peixe foi o conjunto e a experiência, mas isso não significa que o futebol arte que caracteriza as equipes da Vila Belmiro tenha ficado de lado. Ao contrário, tanto que na semifinal contra o Palmeiras, como na final contra o Goiás, o Santos fez três gols em cada jogo (3 a 2 e 3 a 1).

Melhor do que ter ganho a Copa São Paulo, a boa notícia para os santistas é que Muricy Ramalho poderá aproveitar vários desses garotos no time principal no percurso de 2013.

Muitos deles prometem. A começar pelo goleiro Gasparoto, que levou a equipe à final pegando pênaltis nas eliminatórias, passando pelos zagueiros Jubal e Walace e o lateral esquerdo Emérson Palmieri, que já jogou entre os profissionais, o volante Leandrinho, eleito o melhor jogador da Copinha, e os meias Pedro Castro e Leo Cittadini. Esse segundo, cá entre nós, é bastante habilidoso e se vier a se consolidar como profissional vai ser daqueles jogadores bons para o marketing, porque faz o estilo Pato, Kaká e Diego. É um sucesso entre as garotas.

Mas os principais destaques na opinião deste blogueiro são Giva e Neilton, que mereceriam ser promovidos ao time principal já na semana que vem. São atacantes rápidos, talentosos e oportunistas. Podem se tornar grandes jogadores e o Santos está precisando de atacantes para compor o elenco.

O jogo – O primeiro tempo da final foi altamente técnico e veloz. Era difícil desgrudar os olhos da TV (este blogueiro não teve a felicidade de ir ao Pacaembu para assistir ao jogo). O Santos foi melhor e abriu 2 a 0. Um gol de penalti de Pedro Castro, numa falta em Giva que havia caído e ao invés de ficar esperando o árbitro marcar algo, se levantou para depois sofrer uma falta mais clara dentro da área. O segundo gol foi de Neiton.

Na volta do intervalo, o Goiás fez cinco minutos arrasadores. Com dois minutos de jogo fez 1 a 0. E teve um pênalti marcado aos quatro e desperdiçado aos seis. Depois deste lance, prevaleceu a experiência do time do Santos, que começou a tocar a bola no meio campo, aproveitando para sair na boa aos contra-ataques. Num deles, uma bela tabela entre Giva e Neilton, resultou no terceiro gol, desta vez de Giva.

Não fosse a complacência do árbitro com algumas faltas próximas a área que impediram o ataque do Santos de finalizar as jogadas, o placar poderia ter sido ainda mais dilatado.

O Santos é um dos times que mais investe na sua base, 13 milhões em 2012. E a conquista acaba sendo um prêmio tanto para o time, quanto para essa geração de garotos que já vinha ganhando outros títulos.

Por Renato Rovai, em seu blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário