sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Araçatuba: Mobilidade Urbana oferece cartões de estacionamento



Todos os moradores de Araçatuba, com idade igual ou superior a 60 anos, assim como os cidadãos com deficiência, podem requerer seu cartão especial de estacionamento na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), que fica Dona Ida, 1284, bairro Aviação. O telefone para contato é 3623-1532.

Para ter acesso ao benefício, basta a pessoas apresentar cópia do CPF, RG e comprovante de residência. Em casos específicos é pedido laudo médico. A Prefeitura de Araçatuba foi a quarta no Estado de São Paulo a cumprir resoluções federais de 2008 que determinam a regulamentação de vagas especiais para estacionamento. Os cartões começaram a ser entregues em 2010.

Para estacionar em uma vaga exclusiva é obrigatório deixar o cartão em um local visível, de preferência no painel do carro, para que o agente de trânsito não aplique a multa. Caso o veículo não possua o cartão, a multa acarreta três pontos na carteira de motorista e o valor é de R$ 53,21.

Avaliação feita pela Secretaria de Participação Cidadã, que em 2012 lançou a campanha “Esta vaga não é sua nem por um segundo”, aponta o aumento do número de emissões de cartões do ano passado com um resultado da campanha, que contou com parceiros como a Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Segurança, conselhos municipais e diversas entidades ligadas à pessoa com deficiência e também a idosos.

Durante as diversas ações feitas nas ruas os participantes da campanha abordaram motoristas que estavam estacionados em vagas exclusivas de forma irregular. Na maioria dos casos, ao serem abordados, os motoristas assumiram o erro e aceitaram que o adesivo da campanha fosse afixado em seu veículo.

Multas

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, em 2011 foram aplicadas 202 multas referentes a estacionamento irregular em vagas exclusivas pra idosos e em 2012 foram 227. Com relação a estacionar irregularmente em vagas para deficientes físicos, em 2011 foram aplicadas 288 e em 2012 foram 188 multas.

Em 2011 foram emitidos 422 cartões para vagas de idosos e 102 para vagas de deficientes físicos. Em 2012 foram 876 cartões para vagas de idosos e 208 para vagas de deficientes físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário