quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Especialistas espanhóis em atuação antiterrorista capacitam policiais do Rio para grandes eventos



Rio de Janeiro - Trinta policiais civis e militares estão sendo treinados por especialistas espanhóis em prevenção antiterrorismo, perícia criminal e investigação de homicídios, dentro do programa de cursos que pretende preparar agentes brasileiros destacados para a segurança da Copa das Confederações, da Copa do Mundo, das Olimpíadas e da Jornada Mundial da Juventude.

As aulas começaram hoje(28) com palestras do chefe do Grupo de Segurança Cidadã da Unidade de Turismo Seguro da Espanha, Fernando Diez Aresse, e da comissária da cidade espanhola de Marbella, Lidia Avivar Castro. O curso termina na próxima sexta-feira (1º).

Segundo a superintendente de Educação da Secretaria de Segurança, Melissa Pongeluppi, "a troca de experiências com países que já sediaram grandes eventos é muito importante. Temos que ter essa integração com experiências que já foram bem sucedidas. Todo esse trabalho está sendo voltado para turistas e para a segurança geral do público nos eventos. Temos uma grande responsabilidade", observou Melissa.

Até março, a parceria com as autoridades espanholas prevê os cursos de controle de massa, que comecará no dia 11 de março, e de ameaças externas, que inicia no dia 1º de abril. Profissionais norte-americanos também darão aulas preparatórias de segurança. Convênio no valor de R$ 1,9 milhão com o Ministério da Justiça pretende capacitar 4,5 mil agentes de segurança que vão trabalhar nos grandes eventos até 2016.


Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário