terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pronatec para a Copa do Mundo tem mais de 370 mil inscritos


São Paulo – O Pronatec Copa, parceria entre os ministérios da Educação e do Turismo, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) destinada a qualificar profissionais para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, já teve, até o momento, 372 mil alunos inscritos.

Segundo o Ministério do Turismo, o Pronatec Copa oferecerá, até 2014, 240 mil vagas gratuitas para 29 cursos profissionalizantes em atividades ligadas ao turismo. Além dos cursos técnicos, treinamento para os idiomas inglês, espanhol e libras (língua brasileira de sinais). Os cursos são oferecidos pelas entidades do chamado Sistema S (Sesi, Senai e Senac) e institutos federais de educação. 

Segundo a assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, a inscrição é o primeiro passo de um processo de três fases. Após a inscrição, o aluno deve fazer uma pré-matrícula pela qual faz reserva de vaga, caso as condições satisfaçam seus interesses. Só depois o aluno chega à terceira fase do processo, o da matrícula propriamente dita. O procedimento explica por que o número de inscritos é muito maior do que o número de vagas. A inscrição é apenas uma primeira manifestação de interesse e, depois, por muitos fatores, o aluno desiste antes mesmo da pré-matrícula. Por exemplo, ao descobrir que o curso de seu interesse não é oferecido em sua cidade ou no horário de sua preferência. 

O Pronatec Copa é oferecido em 117 municípios do país. Semestralmente, em média, 40 mil vagas são distribuídas entre os municípios brasileiros participantes do programa. As escolhidas são cidades-sede da Copa e entorno dessas capitais, de acordo com critérios da operadora da Fifa Match Connections. O Ministério do Turismo ainda não tem previsão sobre quando realizará novo período de inscrições para o programa. Mas informa que será em breve.

Confira a lista de cidades e cursos oferecidos pelo Pronatec Copa.

Balanço

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o último balanço do Pronatec, criado em outubro de 2011 pela Lei 12.513, mostra que o programa atendeu até agora a mais de 2,5 milhões de brasileiros. O número é de dezembro de 2012. A meta é oferecer cursos técnicos e de formação inicial e continuada a 8 milhões de estudantes e trabalhadores até 2014. Pronatec foi criado em outubro de 2011, pela Lei n° 12.513/2011
Os cursos técnicos tiveram 788.979 matrículas no período. A rede federal matriculou 252.716 estudantes. Nos cursos de formação inicial e continuada foram 1.732.439 matrículas (548.626 por meio do programa Bolsa-Formação Trabalhador e 1.183.813 resultantes de acordos de gratuidade com o Sistema S). Em 2013, o governo prevê que o Pronatec oferecerá 2.290.221 vagas a estudantes e trabalhadores.

Criado pela Lei n° 12.513/2011, o Pronatec envolve de ações para ampliar o acesso ao ensino profissionalizante no Brasil: expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica e das redes estaduais de ensino técnico; continuidade do convênio por meio do qual são disponibilizadas vagas gratuitas, oferecidas pelo Sistema S; Bolsa-Formação, com vagas gratuitas de educação profissional a diversos públicos; e ensino técnico a distância, por meio da Rede e-Tec Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário