sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Falta de apoio provoca fechamento do “Projeto Mata dos Macacos” em Santa Fé do Sul




O Projeto Ambiental Mata dos Macacos é uma iniciativa de cunho conservacionista onde recebia a visita de turistas, escolas, universidades da região, estudiosos, ambientalistas e da população em geral. Os principais atrativos do projeto são os animais introduzidos em criadouros e o fragmento de floresta onde vivem as espécies de macacos: “prego” e “sagui”.

Além dos animais do projeto, também eram recebidos da polícia ambiental animais silvestres que foram apreendidos no mercado clandestino e foram vítimas de maus tratos, ou que sofreram algum tipo de acidente em estradas e rodovias e onde recebiam tratamento e, após um período de recuperação eram reintroduzidos na natureza.

Após sete anos o idealizador do projeto, Nelson de Souza Lima o "Noka", anunciou o encerramento das atividades do "Projeto Ambiental Mata dos Macacos". Segundo Noka, ele decidiu acabar com o projeto em virtude do alto custo de manutenção sem que recebesse qualquer incentivo.

"Decidi fechar a mata porque na verdade isso é um projeto particular, eu tive a idéia de criar e tal, nós bancamos tudo, nunca teve nenhum incentivo publico durante sete anos, e era uma despesa muito grande".

"Após o início do projeto acabamos absorvendo vários animais que foram entregues pelo IBAMA e policia ambiental, e como não temos ajuda gera um custo muito alto e então decidimos transferir para outro local, infelizmente teve-se que chegar a esse ponto. Hoje sou eu quem cuida desses animais juntamente com a associação, fazemos doações para eles e eles compram os alimentos dos animais, assim como foi durante sete anos" disse Noka.

De acordo com Noka estão sendo desmontados os piquetes e viveiros, alguns animais vão ser deslocados para outro ambiente de amigos seus. Os animais pequenos irão ficar em seu rancho.

Mas ainda ficam os macacos, pois a partir do dia cinco de março quando acaba o prazo, eles irão ficar a disposição da população ou do poder publico o cuidado desses animais.

"A partir de março quando acabar o prazo, as autoridades ambientais terá que cuidar, a mata continua vetada sem poder entrar nenhum visitante, provavelmente após o fechamento eles irão procurar alimento onde for mais perto, sendo assim correndo risco de morrer, serem atropelados, como já havia acontecido" disse.

"Dá uma tristeza muito grande que tenhamos que fazer isso, pois é o projeto da minha vida, porem como já disse, nós tentamos por sete anos mais não obtivemos ajuda, então infelizmente não dá para continuar" finalizou Noka.

Por Correio de Santa Fé

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Pois então senhor Hilton, precisamos reverter essa situação.

    ResponderExcluir