terça-feira, 31 de maio de 2011

Estado tem ação tímida no combate ao crack e ainda erra utilizando figura do Saci



Segundo o Observatório Nacional do Crack, a droga avançou em 98% das cidades brasileiras. Dados do Ministério da Saúde apontam 600 mil usuários da droga no país. Estimativas são de que o consumo do crack leve cerca de 300 mil pessoas à morte nos próximos seis anos.
Apesar da gravidade da situação, o governo de São Paulo não tem políticas públicas efetivas nessa área. Dos 520 municípios paulistas consultados pela Confederação Nacional dos Municípios, apenas dois disseram que contam com apoio do governo estadual.
Em uma tímida e equivocada iniciativa, o governo paulista distribuiu na semana passada mil panfletos que alertam usuários de crack sobre os perigos da nova droga óxi e utiliza uma imagem do personagem Saci, de cachimbo na boca, desenhada pelo cartunista Ziraldo.
Ziraldo desconhecia o contexto em que o desenho de seu Saci foi usado, segundo seu agente, Mario Gasparotti.
"O estúdio jamais liberaria um trabalho desses. Ziraldo nunca autorizaria o uso do Saci nesse contexto, fazendo essa relação [entre o cachimbo e o crack]", afirmou ele.
O agente disse que pedirá a retirada do Saci do material.
O governo informou que, se houver o pedido, vai retirar o desenho dos panfletos.
"A associação é infeliz, pois o Saci é uma figura simpática", afirma o historiador Jaime Pinsky sobre o personagem do folclore brasileiro.
Para o coordenador do Grupo de Estudos do Álcool e Drogas da USP, Arthur Guerra, "a secretaria tem de informar, que é a função dela, mas tem de saber atingir o público-alvo, onde ele está e com a linguagem dele", diz.
Ontem, cerca de 300 usuários de crack lotaram a praça Julio Prestes, no centro, após dois prédios que eram usados por eles para consumir a droga serem lacrados. Lá, o panfleto não foi distribuído.
Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Fonte: PTALESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário