terça-feira, 31 de maio de 2011
Estado tem ação tímida no combate ao crack e ainda erra utilizando figura do Saci
Segundo o Observatório Nacional do Crack, a droga avançou em 98% das cidades brasileiras. Dados do Ministério da Saúde apontam 600 mil usuários da droga no país. Estimativas são de que o consumo do crack leve cerca de 300 mil pessoas à morte nos próximos seis anos.
Apesar da gravidade da situação, o governo de São Paulo não tem políticas públicas efetivas nessa área. Dos 520 municípios paulistas consultados pela Confederação Nacional dos Municípios, apenas dois disseram que contam com apoio do governo estadual.
Em uma tímida e equivocada iniciativa, o governo paulista distribuiu na semana passada mil panfletos que alertam usuários de crack sobre os perigos da nova droga óxi e utiliza uma imagem do personagem Saci, de cachimbo na boca, desenhada pelo cartunista Ziraldo.
Ziraldo desconhecia o contexto em que o desenho de seu Saci foi usado, segundo seu agente, Mario Gasparotti.
"O estúdio jamais liberaria um trabalho desses. Ziraldo nunca autorizaria o uso do Saci nesse contexto, fazendo essa relação [entre o cachimbo e o crack]", afirmou ele.
O agente disse que pedirá a retirada do Saci do material.
O governo informou que, se houver o pedido, vai retirar o desenho dos panfletos.
"A associação é infeliz, pois o Saci é uma figura simpática", afirma o historiador Jaime Pinsky sobre o personagem do folclore brasileiro.
Para o coordenador do Grupo de Estudos do Álcool e Drogas da USP, Arthur Guerra, "a secretaria tem de informar, que é a função dela, mas tem de saber atingir o público-alvo, onde ele está e com a linguagem dele", diz.
Ontem, cerca de 300 usuários de crack lotaram a praça Julio Prestes, no centro, após dois prédios que eram usados por eles para consumir a droga serem lacrados. Lá, o panfleto não foi distribuído.
Com informações do jornal Folha de S. Paulo
Fonte: PTALESP
segunda-feira, 23 de maio de 2011
FIM DOS TEMPOS ONDE ESTÁ A VERDADE?
Um grupo americano cristão espalhou 2.000 outdoors pelo mundo para fazer um anúncio importante: o fim do mundo está próximo. Muito mais do que você imagina. Segundo os membros da Family Radio, o Juízo Final será no dia 21 de maio, e comprovadamente efetuado após muitas pesquisas e calculos.
Esta foi a notícia que veio sendo estampada durante algum tempo nos principais veículos de comunicação, vem a tona quando se passa a data prevista, eles caculuaram que sete mil anos depois do ano do diluvio seria a data para o fim do mundo.
Sem bastar acharem a data, eles fizeram mais ainda, segundo o porta-voz do grupo, Gunther von Harringa, o mundo iria acabar em um grande terremoto que duraria 153 dias, na Nova Zelândia.
Agora, imagina, além de ter uma data, eles teriam também o local onde se iniciaria a grande catastrofe que daria o inicio ao fim do mundo.
Agora você deve estar se perguntando, onde quero chegar com estes comentários?
É fácil, durante muito tempo, até os dias de hoje é um mistério a volta de Cristo a este mundo, não existe na bíblia qualquer data que indique que realmente Cristo voltará naquele dia, o que existe são orientações para vivermos em constante vigia, pois devemos estar sempre preparados. Estar preparado é seguir as suas palavras, é viver como ele viveu na terra e que esta transcrito na bíblia.
Se não temos uma data na bíblia que é a fonte, o documento deixado para toda a humanidade de como se viver e de como seguir a Cristo, de como agradar a Deus, o que alguns grupos cristãos estão fazendo tentando identificar o fim dos tempos, tentando descobrir o dia, a hora, o mês, minutos, segundos.
Se fosse para sabermos o dia, a hora, os segundos do fim do mundo certamente estaria claro para todos na bíblia, a bíblia não é um enigma, não é um livro de física onde existe todas as formulas e devemos assim procurar o resultado, pelo contrário, a bíblia é um livro direto, objetivo, onde demonstra toda a história de Jesus e suas mensagens são claras para toda a humanidade.
Grupos como estes que tende a tentar descobrir o dia do fim do mundo não vem a ajudar a humanidade, não vem a ajudar igrejas, pelo contrário, ele vem a atrapalhar a fé cristã. Imagine agora todas as pessoas que acreditaram neste grupo, que possivelmente deve ter largado empregos para levar o evangelho a outras pessoas, que deve ter se colocado integralmente diante este trabalho e agora vêem o dia passar e nada acontecer, imagina o tamanho da frustração que essas pessoas não estão vivendo por estar esperando serem arrebatadas deste mundo.
Isso não é ato evangelistico e sim um saque ao povo de Deus, este grupo não está colocando a fé no coração das pessoas e sim saqueando a fé delas, esta colando em dúvida a palavra de Deus.
Creio eu, que o fim dos tempos não será assim, datado, o tempo não é nosso, o tempo é de Deus. Não devemos estar preocupados com data, com dia, e sim em servir, levar a palavra, evangelizar, cuidar do nosso próximo, nos quebrantar, nos humilhar diante a presença de Deus. Nossa preocupação deve ser em agradar o coração de Deus e não ser um historiador da bíblia, tentar procurar evidências de revelações, de enigmas na bíblia, não estamos dentro de um filme.
O fim dos tempos vai ser inesperado, a volta será rápida, todos vão ver, todos irão ficar surpresos e a igreja será levada, não sei se antes, no meio ou após a grande tribulação, mais independente você tem que viver para ser levado a qualquer momento.
Você deve viver constantemente a palavra de Deus, o manual foi deixado para segui-lo e o fim do mundo não é um enigma e sim uma certeza de que haverá, de que Jesus voltará. Aqueles que não executá-las, certamente ficarão, se terão alguma outra saída, não sei, mais eu não quero viver para saber.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Recebi hoje meu Kit #Outros500, mais o que é isso?
#Outros500 é a experiência de colaboração entre o Multishow e 500 das pessoas mais conectadas da internet brasileira, que selecionam e compartilham o que há de mais legal e novo em entretenimento.
O kit contém caneta, bloco de notas, 2 adesivos, uma carta que explica o projeto e, o melhor de tudo, minha credencial e, segundo esta carta, devo “guardá-la com muito carinho e responsabilidade pois esta credencial dará acesso a eventos especiais, gravações da multishow e outras coisas que devem pintar por aí.
Ser Outros500 é estar pronto para uma experiência de inteligência coletiva. Por isso estamos reunidos em 500 pessoas que compõe a nova geração de entretenimento que dividem o mesmo desejo de experimentar uma nova forma de interação entre tevê e internet.
Este é um video explicativo do que é os outros500, confira!
Confira no video ao lado os Bastidores do Projeto Outros500, os envolvidose e o surgimento do projeto.
Resumindo neste video, isso é OUTROS500!
Agradeço a todos vocês que sempre estão presentes no meu dia, não esqueçam de sempre estarem conectados com meu blog e meu twitter, assim ficarão por dentro das novidades.
Abraço a todos e todas! Valeu Galera...
terça-feira, 17 de maio de 2011
Mercadante discute tecnologia e inovação e propõe fóruns de desenvolvimento regional
A íntegra da apresentação do ministro Mercadante está disponível em anexo no final desta página
O primeiro compromisso do ministro Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira (16/5) em São Paulo, foi o encontro com os deputados da Bancada do PT. A reunião teve os trabalhos conduzidos pelo líder da Bancada, Enio Tatto, em parceria com o líder da Minoria, João Paulo Rillo, e Edinho Silva, presidente estadual do PT.
O ministro anunciou uma série de ações e projetos da pasta para São Paulo e defendeu que o país deve formatar políticas estruturantes com tecnologia de ponta que ofereçam valor agregado à matéria-prima que o Brasil possui.
Nesta linha, o ministro paulista ressaltou a importância estratégica de São Paulo na cadeia de produção tecnológica e na sequência destacou a possibilidade de o Estado sediar o movimento empresarial pela inovação. Outra iniciativa, observada pelo ministro, é a constituição de uma versão da “Embrapa da Indústria”, em parceria com IPT, Fapesp e Sebrae.
Para Mercadante, o Brasil precisa provocar a discussão sobre o Marco Regulatório Regional com os países da América Latina, onde o país poderia estimular o sistema de produção da indústria farmacológica. “Só assim poderemos buscar competitividade e furar o monopólio de algumas indústrias que impõem aos países seus produtos e custos”, destacou.
Ainda neste bojo, Mercadante sugeriu o lançamento da Jornada pela Inovação e do Centro de Valorização Tecnológica, para que forneça desenvolvimento e técnica às vocações de produções regionais. além da criação de Pólos de Tecnologia e de um Modelo de Desenvolvimento do Conhecimento.
Após elencar estas e outras sugestões de ações e medidas para o envolvimento do Estado de São Paulo no universo do conhecimento e tecnologia, Mercadante ressaltou que no governo da presidenta Dilma Rousseff a Ciência está a serviço da população, com a função de constituir uma sociedade de conhecimento sustentável, gerar emprego, combater a pobreza e impulsionar um salto de desenvolvimento e qualidade na vida da sociedade brasileira.
Audiência pública
“Nosso grande desafio é transformar Ciência, Tecnologia e Informação em eixos estruturantes de desenvolvimento”. Assim, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, em audiência pública na Assembleia Legislativa, no período da tarde, definiu a missão de sua pasta e detalhou o que o ministério vem fazendo para alcançar esse objetivo.
A audiência pública, organizada pela Bancada do PT, foi conduzida pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia, deputado Vitor Sapienza, o que enfatizou o caráter suprapartidário do encontro, que, assim como outros já realizados com os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Ana de Hollanda, objetivam o diálogo direto com a população, a troca de informações e o conhecimento dos programas e investimentos do governo federal no Estado.
Agradecendo a visita do ministro, o líder petista Enio Tatto propôs que estas audiências sejam realizadas por várias regiões do Estado. Mercadante, de imediato, se dispôs a participar e sugeriu que sejam organizados Fóruns de Desenvolvimento Regional, com ministros, secretários de Estado, empresários, pesquisadores, estudantes. “São Paulo precisa olhar para o interior”, destacou o ministro.
Os deputados do PT, que participaram em grande maioria do encontro, foram unânimes em elogiar o comprometimento do ministro com a transparência de sua pasta e com o trabalho de excelência que vem executando na área da tecnologia e da inovação.
Investir em tecnologia
O ministro apresentou um panorama da situação favorável do país. Controle da inflação, redução da vulnerabilidade externa, crescimento econômico com distribuição de renda e inclusão social, inserção internacional, reconstrução da capacidade de planejamento e coordenação estratégica do Estado fazem parte desse cenário positivo, de acordo com o ministro.
Para ele, o Brasil tem que aproveitar esse momento em que países estão sendo obrigados a fazer ajustes fiscais e investir em tecnologia para galgar o futuro. “A União Europeia já percebeu que a sociedade do conhecimento é estratégica. A Inglaterra, por exemplo, apesar de todo o ajuste fiscal, tem preservado o orçamento para tecnologia e inovação. O Brasil saiu da crise na frente e tem que aproveitar essa oportunidade”.
Nos últimos anos houve um avanço, segundo o ministro. Em 1987, o Brasil formava 5 mil mestres e doutores. Em 2009, foram mais de 50 mil. Um aumento expressivo também foi verificado na graduação, mas Mercadante ressaltou que ainda faltam engenheiros. “Temos trabalhado para mudar esse quadro. Nos próximos quatro anos, teremos 75 mil jovens com bolsas de estudo no exterior, principalmente na área de exatas”.
O governo federal também tem trabalhado para dobrar a rede profissionalizante, estimular o registro de patentes, descentralizar as universidades federais, o que já vem acontecendo, e investido em banda larga.
Quanto aos recursos do pré-sal, o ministro afirmou: "não podemos cometer o grave erro histórico de pulverizar os lucros do pré-sal e não os usarmos para o desenvolvimento do país".
No Estado de São Paulo, o ministério da Ciência e Tecnologia investiu, de 2000 a 2010, R$ 8,2 bilhões, com um crescimento nominal de 321% em relação ao ano de 2000 (em 200 foram R$ 351 mi e, em 2010, R$ 1,5 bi). O ministro destacou o baixo investimento privado em pesquisa no país, o que se explica pelo comprometimento de longo prazo, recursos e disposição ao risco.
O ministro também apresentou o novo padrão de financiamento do desenvolvimento tecnológico e da inovação no país; as iniciativas para o fortalecimento da capacidade nacional de inovação tecnológica e os mecanismos de apoio a tecnologia para inclusão social e para a sustentabilidade ambiental.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Reajuste para professores vai recuperar apenas um terço das perdas
Apenas um terço das perdas salariais dos professores no Estado de São Paulo, entre 1998 e 2010, serão recuperadas com o reajuste anunciado pelo governo Alckmin, sem contar que o percentual divulgado de 42,2% não corresponde a realidade. Isto porque, nele está inclusa a incorporação de gratificações que somam R$ 92. Com isso, o percentual do reajuste, de fato, é de 35,5%, divididos em quatro parcelas anuais que se estendem até 2014: 8,5% em 2011(já descontado o valor da gratificação); 10,2% em 2012; 6% em 2013; e 7% em 2014.
Daqui a quatro anos, este reajuste (35,5%), descontada a inflação, dará um ganho real de cerca de 13%, segundo cálculos da Assessoria Técnica da Bancada do PT. Em contrapartida, as perdas dos professores alcançaram 36,75% de 1998 a 2010.
Fazendo as contas: a inflação até 2014, projetada na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado (6,5% em 2011; 5% em 2012; 4,5% em 2013 e 4,5% em 2014) chegará a 22,2%. Subtraindo-se este percentual do reajuste concedido pelo governo (35,5% - 22,2%), chega-se ao valor de aumento real em quatro anos: 13%, ou seja, praticamente um terço das perdas.
Alvo de inúmeras críticas, a política de gratificações e bônus que não são incorporadas ao salário, também terão continuidade no governo Alckmin.
Excesso de arrecadação
A Bancada do PT defende há muito tempo que o governo do Estado poderia usar o excesso de arrecadação para ressarcir as perdas dos servidores públicos. Somente em 2011, estão previstos R$ 5 bilhões de arrecadação a mais do que o projetado no Orçamento do Estado.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Só neste ano, pedágios já renderam mais de R$ 2 bilhões no Estado
Nestes quatro primeiros meses do ano, os pedágios em rodovias paulistas já arrecadaram mais de R$ 2 bilhões. Em 2010, o número superou R$ 5,3 bilhões
O pegagiômetro - mecanismo que mede o quanto está sendo arrecadado em tempo real nos pedágios das estradas paulistas (http://pedagiometro.com.br/) - assinalou neste final de semana (7/5) a marca de R$ 2 bilhões pagos pelos contribuintes nas praças de pedágio.
Conforme o pedagiômetro, são arrecadados R$ 168,09 por segundo, R$ 605 mil por hora e mais de R$ 14,522 milhões por dia. Ao todo, o Estado de São Paulo tem 227 praças de pedágios – 467% mais do que em 1997, quando foi iniciado o programa de concessão. Naquele ano, existiam em todo o estado 40 praças.
A ferramenta criada em 2010 baseia-se em relatórios de arrecadação das concessionárias que são apresentados anualmente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Confira: http://pedagiometro.com.br/
Bancada governista impede instalação de CPI dos Pedágios
Em 16 de março, início do ano legislativo paulista, a Bancada do PT tentou protocolar pedido para Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as concessões de praças de pedágios nas rodovias do Estado de São Paulo. No entanto, uma manobra dos deputados governistas conseguiu empurrar para o décimo terceiro lugar o protocolo desta CPI. Isto porque os tucanos fizeram uma corrida ao protocolo com pedidos de CPI que não abordam assuntos da esfera legislativa, como por exemplo, problemas relacionados ao consumo de gordura hidrogenada.
As CPIs são instaladas em ordem cronológica na Assembleia paulista. O regimento da Casa permite que cinco Comissões tramitem simultaneamente durante 120 dias, com direito à prorrogação de mais 60 dias. Portanto, uma Comissão pode funcionar durante seis meses e a CPI do Pedágio, décima terceira na fila, poderia tramitar, somente a partir do segundo semestre de 2012.
No caso do pedido da CPI dos Pedágios, como não bastasse ser empurrado para o décimo terceiro lugar na fila, ainda foi cancelado irregularmente, por interpretação do Regimento da Casa feito pela presidência da Casa.
Fonte: PTALESP
O pegagiômetro - mecanismo que mede o quanto está sendo arrecadado em tempo real nos pedágios das estradas paulistas (http://pedagiometro.com.br/) - assinalou neste final de semana (7/5) a marca de R$ 2 bilhões pagos pelos contribuintes nas praças de pedágio.
Conforme o pedagiômetro, são arrecadados R$ 168,09 por segundo, R$ 605 mil por hora e mais de R$ 14,522 milhões por dia. Ao todo, o Estado de São Paulo tem 227 praças de pedágios – 467% mais do que em 1997, quando foi iniciado o programa de concessão. Naquele ano, existiam em todo o estado 40 praças.
A ferramenta criada em 2010 baseia-se em relatórios de arrecadação das concessionárias que são apresentados anualmente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Confira: http://pedagiometro.com.br/
Bancada governista impede instalação de CPI dos Pedágios
Em 16 de março, início do ano legislativo paulista, a Bancada do PT tentou protocolar pedido para Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as concessões de praças de pedágios nas rodovias do Estado de São Paulo. No entanto, uma manobra dos deputados governistas conseguiu empurrar para o décimo terceiro lugar o protocolo desta CPI. Isto porque os tucanos fizeram uma corrida ao protocolo com pedidos de CPI que não abordam assuntos da esfera legislativa, como por exemplo, problemas relacionados ao consumo de gordura hidrogenada.
As CPIs são instaladas em ordem cronológica na Assembleia paulista. O regimento da Casa permite que cinco Comissões tramitem simultaneamente durante 120 dias, com direito à prorrogação de mais 60 dias. Portanto, uma Comissão pode funcionar durante seis meses e a CPI do Pedágio, décima terceira na fila, poderia tramitar, somente a partir do segundo semestre de 2012.
No caso do pedido da CPI dos Pedágios, como não bastasse ser empurrado para o décimo terceiro lugar na fila, ainda foi cancelado irregularmente, por interpretação do Regimento da Casa feito pela presidência da Casa.
Fonte: PTALESP
segunda-feira, 9 de maio de 2011
O Egocentrismo
"Egocentrismo é a característica que se define pela personalidade de que uma pessoa considera que todo o mundo e todas as pessoas giram ao redor de si mesmo. A criança com cerca de 3 anos de idade passa pelo período chamado teimoso, pois ainda não compreende que faz parte de uma sociedade, imaginando que todo o mundo gira em torno de si mesmo."
Vejo uma criança chorando porque ela quer que uma coisa seja do jeito dela, e não aceita de outra forma. Ela bate o pé e diz que quer comer doces naquele momento, antes do almoço ou ela acaba morrendo. Ela chora, esperneia, se joga no chão, e tem que ser do jeito que ela quer, nunca de outra forma.
Para uma criança, não existem preocupações com contasa pagar, seja de supermercados, energia, internet, alguel, água, etc..., criança todo o dinheiro do mundo foi feito para comprar doces e brinquedos. Para ela não importa se o trânsito estava engarrafado até que seu pai conseguisse chegar ao colégio para buscá-la, na cabeça dela, seu pai a abandonou e já não a ama mais. E todos os conceitos sobre tudo mudam de minuto em minuto.
A psicologia diz que o egocentrismo "se caracteriza pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos. Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender a criar outras referências que não o si mesmo."
O Egoncentrismo é você querer ser o centro de uma amizade, achar que tudo o que a pessoa que se diz ser sua amiga tem que fazer é demonstrar o valor dessa amizadse, enquanto você acha que você mesmo já demonstrou muito essa amizade, sendo que de fato ainda não fez nada por ela. As vezes as pessoas acham o grande centro da amizade e ficam esperando apenas da outra parte a comprovação de que de fato existe uma verdadeira amizade ali, as vezes não assumem e conseguem diferenciar outros sentimentos perante a amizade e tudo que surgir de diferente é um confronto a relação amigos.
O Egocentrismo é uma preocupação excessiva consigo mesmo e com os laços que a envolvem, onde geralmente estes laços tem que ser valorizado por terceiros e nunca por você, já que na sua concepçãos só pelo fato de já considerar as vezes ser um amigo, basta para todo o momento. È como um doente que esta em um hospital, aquela famosa música e "que se dane o mundo", então, que se dane o mundo, eu quero atenção só para mim, quem vai cuidar de mim, como eu estou de saúde, como esta meu quadro.
O Egocentrismo é isso, e no mundo idealizado em que vivemos, penso que o egocentrismo atrelado ao egoísmo é uma variante nociva da imaturidade. Diante de tudo é importante praticar o altruísmo dentro de si e vencer as más índoles.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
QUASE HEIN
São QUASE dez hora, QUASE cheguei em tal lugar, QUASE passei no vestibular, QUASE respondi todas as perguntas.
O Quase é uma palavra geralmente de incentivo próprio, é uma palavra de ânimo que as vezes usamos para nós mesmo. Como assim hilton? O Quase não é uma definição do que aconteceu correta, pois se não passamos no vestibular, não passamos! Não é que quase chegamos lá, você passou ou não! Se não chegamos em algum lugar, não chegamos, não é que quase conseguimos chegar.
Você tem na sua vida, apenas sim ou não, apenas consegui ou não, o quase é uma palavra de justificação a pela qual você de certa forma quer se conformar com o seu resultado.
Na verdade se conformamos com um resultado, não vivemos uma relação de conflito com nosso interior, mais será que realmente não vivemos, será que não engamos nosso ser psicológico por alguns momentos apenas?
O Quase é usado até para distorcer informações, do tipo quantos anos ela tinha ? Ah, acho que ela deve ter quase 40 anos!
Ninguém quer saber nada aproximadamente, queremos ter sempre a certeza de algo, o quase é uma palavra que até podemos conter no vocabulário mais não ser uma realidade.
Será que você vai falar no julgamento final: Poxa Jesus eu quase consegui ficar sem pecar, libera essa ae?
Quase, quase, quase, o Quase é o mesmo do que nada, o quase é uma palavra sem sentido para o que realmente queremos alcançar, o Quase é uma palavra egoísta em que usamos para nos sentir bem, o quase é uma auto aceitação para nossas derrotas.
Eu não aceito Quase chegar, eu não cheguei, mais vou fazer de tudo para chegar!
chega de Quase
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Chuva de meteoros será visível a olho nu
Quem olhar para o céu na noite dos próximos dias poderá se deparar com um espetáculo diferente. O horizonte será cortado por uma chuva de meteoros do cometa Halley, visível a olho nu.
De acordo com a Nasa, o melhor período para observá-la é entre a noite desta quinta-feira e a manhã desta sexta.
Dessa vez, quem estiver no Brasil, se a meteorologia ajudar, poderá assistir de camarote. As melhores condições de visibilidade estarão no hemisfério Sul.
Em condições ideais, segundo a agência espacial americana, devem ser vistos entre 40 e 60 meteoros por hora.
Para contemplar bem o fenômeno, o ideal é que se vá para um lugar sem muita iluminação.
"É um espetáculo muito bonito. É uma chuva de estrelas cadentes. Só que, com a luz das Cidades, fica difícil de ver. O ideal são locais mais afastados", disse a astrobiólogo da USP Douglas Galante.
"Cada um desses meteoros é um pedaço do cometa Halley fazendo um um voo kamikaze na atmosfera", explicouu o astrônomo Bill Cooke, da Nasa.
"Muita gente nunca viu esse famoso cometa, mas, na manhã do dia 6 de maio, poderá assistir partes dele deixando rastros ardentes no céu", completa.
O COMETA
O cometa Halley foi o primeiro cometa a ser reconhecido como periódico. Reparando que as características observáveis de um cometa em 1682 eram praticamente as mesmas que as de dois cometas que tinham aparecido em 1531 (observado por Petrus Apianus) e 1607 (observado por Johannes Kepler), Halley concluiu que todos os três cometas eram na realidade o mesmo objecto que voltava de 76 em 76 anos ( o período foi entretanto corrigido para 75-76 anos)
Um resquício antigo da formação do Sistema Solar, o cometa Halley completa uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos. A última vez em que ele se aproximou da Terra foi em 1986.
Atualmente, ele se encontra bem longe daqui, para onde só deve voltar novamente em 2061.
Ainda assim, a trilha de poeira gelada que ele deixa pode ser vista duas vezes por ano, quando nosso planeta cruza o caminho dessas partículas.
No mês de maio, essa chuva recebe o nome de Eta Aquarídea, porque o fenômeno parece começar perto dessa estrela da constelação de Aquário.
Em outubro, ela se chama Orionídea.
Apesar de começarem na constelação de Aquário, não será preciso olhar diretamente para ela para ver os meteoros caindo.
Até corregedor do Detran é preso por fraude em CNHs
Quadrilha agia dentro da Corregedoria do Detran e vendia a liberação de CNHs bloqueadas
Nove pessoas foram presas, entre elas dois policiais, sob acusação de participação em um esquema fraudulento de desbloqueio de carteiras de habilitação em São Paulo. A quadrilha agia dentro da Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), cuja sede no centro de São Paulo foi um dos 15 lugares revistados, na terça-feira (3/5), pelos promotores e policiais rodoviários federais que participaram da Operação Cartas Marcadas.
Por R$ 3,5 mil, o bando vendia a motoristas do interior e de Minas Gerais a liberação de CNHs bloqueadas em 2008 pela Operação Carta Branca, justamente pela suspeita de terem sido compradas. Nos últimos três anos, o esquema teria arrecadado R$ 15 milhões em propinas. Os acusados teriam liberado criminosamente 4,5 mil das 29 mil carteiras emitidas em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, bloqueadas desde 2008.
As investigações duraram três meses. O Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) pediu à Justiça a prisão temporária dos suspeitos e 15 mandados de busca e apreensão, todos cumpridos ontem. Em São Paulo, foram presos o investigador Carlos Moroni, que trabalha na Corregedoria do Detran e uma advogada que trabalhava em Guarulhos. Os demais acusados foram detidos em Minas, entre os quais um policial militar. As buscas ocorreram em São Paulo, Guarulhos e quatro cidades mineiras.
As investigações mostraram que, para desbloquear as cartas, o bando usava falsas declarações de residência. Supostos moradores de Ferraz de Vasconcelos declaravam que os donos das CNHs haviam morado em suas casas. Com esse documento, a Corregedoria do Detran desbloqueava os documentos.
O Gaeco interceptou os telefones dos envolvidos e conseguiu 'indícios fortíssimos' do esquema. 'Muitos beneficiados pelo esquema eram pessoas que não tinham condição de passar nos exames, como deficientes e analfabetos', disse o inspetor da PRF, Alexandre Castilho.
Tabela de preços
O esquema de liberação das carteiras tinha uma tabela segundo o local de origem da CNH. Desbloquear documento de Ferraz de Vasconcelos, por exemplo, era mais caro do que de Suzano.
fonte: jornal O Estado de S. Paulo - 3/5/2011
Dupla porta: HC vai ampliar atendimento a plano de saúde
O Hospital das Clínicas vai destinar 12% de seus atendimentos a usuários dos planos de saúde. Os próprios médicos alertam que o procedimento vai gerar diferenças de tratamento em relação aos pacientes do SUS.
Nacime Salomão Mansur, superintendente de dez hospitais "100% SUS" afiliados à SPDM, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, critica a medida. "Imagine dois pacientes necessitando de exames e de internação. Um será atendido em uma semana. O outro, sem recursos, terá de esperar até um ano. Como o gestor impedirá essa distorção?"
A Bancada do PT tem lutado contra a o PLC 45, de autoria do governo, permite às Organizações Sociais (OSs) a venda de 25% dos serviços do Sistema Único de Saúde, incluindo até os leitos hospitalares, para os planos privados de saúde.
Os deputados petistas ressaltam que a medida estabelece a chamada dupla porta.
Leia na íntegra a matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo
Símbolo mais vistoso da saúde universal, pública e gratuita no Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP vai destinar 12% de seus atendimentos aos planos de saúde.
Com isso, o HC quadruplicará os serviços prestados a convênios (hoje, apenas 3% dos atendimentos são vendidos aos planos).
Boa parte dos médicos ouvidos pela Folha acredita que a ampliação do atendimento aos portadores de planos de saúde gerará diferenças de tratamento em relação aos pacientes do SUS.
A chamada "dupla porta" de acesso ao hospital acaba privilegiando os pacientes conveniados. Eles podem marcar consultas e realizar procedimentos eletivos com mais agilidade.
O projeto é defendido pelo superintendente do HC, o médico Marcos Fumio Koyama, 37. Mais jovem ocupante do cargo que já pertenceu a baluartes da medicina do país, como Enéas de Carvalho Aguiar e Vicente Amato Neto, Fumio acredita que a ampliação do atendimento aos planos de saúde possibilitará atender mais pacientes SUS "e melhor".
O doutor Fumio é um tipo peculiar de médico. A residência, ele fez em administração hospitalar. O mestrado, na Fundação Getulio Vargas. Calouro ainda na medicina da USP, ficava mais impressionado com o excesso de exames para diagnosticar um paciente, do que com a própria enfermidade.
Formado, foi para a AIG Seguros. Especializou-se em ampliar a lucratividade do banco no negócio da saúde. Voltou para a Faculdade de Medicina da USP em 2007.
"Não acho que podemos nos contentar em ser, na rede pública, um arremedo do que é feito de melhor na iniciativa privada", diz.
ARITMÉTICA
Fumio diz que o dinheiro dos planos será usado para financiar melhorias no atendimento gratuito do HC, pago pelo SUS.
"Hoje, os planos pagam 3% dos atendimentos totais do HC. Mas o que eles pagam (R$ 100 milhões/ano) já responde por 10,6% das nossas receitas (R$ 940 milhões)."
Para o médico, cada "paciente com plano de saúde" gera recursos suficientes para o atendimento de três ou quatro "pacientes do SUS".
Segundo as contas, pagando por 12% dos procedimentos do HC, os planos de saúde injetariam recursos que poderiam alcançar até 40% do orçamento atual do hospital.
O paradigma desse modelo é o Instituto do Coração do HC, em que 18% dos leitos já são destinados a pacientes particulares, gerando 50% da receita (os 50% restantes são do tesouro público).
"Costuma-se dizer que o paciente plano de saúde tirará leitos dos pacientes SUS. É o contrário. O paciente do plano de saúde permitirá ampliar e melhorar o atendimento ao paciente do SUS."
Pesquisa feita neste ano no HC mostra que 11% dos atendimentos pelo SUS (gratuitos) foram prestados a pacientes que têm planos de saúde.
"Veja, 11% de pacientes de planos de saúde estão usando recursos do SUS -quando poderiam ser atendidos pelos planos. O que existe hoje é um Robin Hood ao contrário. Tira-se dos pobres para dar aos ricos. Por que não resolver isso em uma relação contratual normal?", indaga.
A ampliação do atendimento aos planos será gradual. O objetivo, diz Fumio, é concluir o projeto até o fim de seu mandato (quatro anos).
Fonte: PTALESP / FOLHA ESTADO SP
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Jogos Regionais de Jales
O esporte da cidade de Jales estará em festa em 2011. Isto porque a cidade vai sediar o 55º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva de 5 a 16 de julho,
Para receber o grande volume de atletas, cerca de sete mil pessoas entre atletas, dirigentes, comitê dirigente e visitantes a administração municipal está destinando recursos do orçamento para investir em infra-estrutura para adequar a cidade aos eventos esportivos. De acordo com o prefeito Humberto Parini, estão sendo contratadas empresas através de processo licitatório no valor aproximado de R$600.000,00, oriundos do Governo Federal e Municipal que serão aplicados nas reformas das praças esportivas do município e de clubes privados como Clube do Ipê, Jales Clube, Cooperjales e do Anglo. O Ginásio de Esportes “Waldemar Lopes Ferraz”, e o Estádio Municipal “Roberto Vale Rolemberg” receberão investimentos da ordem de R$203.000,00 nas reformas do gramado, vestiários, pista de atletismo, pintura e telhado (Ginásio), estes valores são do Ministério dos Esportes por intermédio do deputado José Genoino que colocou emenda ao orçamento no ano de 2010. O governo do estado de São Paulo destinará R$220.000,00 para a organização dos JRs 2011 de Jales. São Esperados uma movimentação de cerca 1 milhão de reais no evento que vai receber cerca de 70 municípios.
Para o prefeito Humberto Parini, “os Jogos Regionais é um evento de toda a população e que todos devem se unir para enaltecer a grandeza de Jales como uma cidade “Centro de Região” que cresce a cada dia em vários setores como na Saúde e Educação com a vinda do Hospital do Câncer e da Construção de Novos prédios escolares”.
O Ginásio de Esportes do Jales Clube será o palco da abertura do JRs de Jales no dia 8 de julho, pois a gigantesca obra tem capacidade de receber um público de mais de7 mil pessoas e será o cartão de visitas dos Jogos Regionais de Jales.
O Clube do Ipê será local das competições de Biribol, Xadrez, Futebol, Damas e Tênis. As quadras de tênis do clube são consideradas das melhores da região.
As canchas de bocha e campos de malha do poliespsortivo do Jardim Paraíso já estão na fase de conclusão, a quadra daquele conjunto também receberá algumas reformas como também receberão novas pinturas e reparos nos pisos e iluminação as quadras do Anglo e Objetivo. O Salão do Nipo Jalesense receberá a competição de Tênis de Mesa.
Os campos de futebol da cidade também receberão atenção especial e a partir do dia 17 de maio eles serão fechados para reformas dos gramados, alambrados e vestiários. Serão utilizados os campos do Jardim Paraíso, FEPASA, Jales Clube, Clube do Ipê e Estádio Municipal. A criação da mascote dos Jogos e dos uniformes bem como a organização dos eventos que compõem toda a competição já estão em andamento. Os jogos acontecerão de 5 a 16 de julho de 2011.
Fonte: JogosRegionaisJALES
terça-feira, 3 de maio de 2011
Pelo fim das humilhações nas perícias do INSS
Essas críticas aos médicos peritos se fazem ainda mais imperativas devido o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de abril)
Muitos trabalhadores e trabalhadoras que vão ao INSS em busca de afastamento por doença ou acidente enfrentam humilhações e dificuldades causadas por má conduta de parte dos peritos médicos que lá prestam atendimento.
Podemos citar algumas dessas dificuldades e humilhações, entre as mais frequentes: suspensão dos benefícios antes mesmo que o trabalhador se recupere; o não reconhecimento da relação de causalidade de inúmeras doenças com o trabalho, em especial as LER-DORT e doenças mentais que hoje ocorrem em dimensões epidêmicas e são os principais motivos de afastamento do trabalho; o descompasso de tempo entre a cessação de benefício e a perícia para avaliar um pedido de prorrogação ou de reconsideração, o que deixa os trabalhadores por meses sem qualquer rendimento.
E, apesar de o próprio Ministério da Previdência Social ter decidido, recentemente, que os pacientes que procuram o INSS podem passar pela consulta com a presença de acompanhante, os peritos médicos tem se recusado a cumprir a norma. Inclusive como corporação, através de sua entidade nacional, os peritos pronunciaram-se contra essa medida do ministério.
Ou seja, algo que qualquer paciente espera – e consegue - quando vai ao médico, ser acompanhado por familiar ou amigo, não é possível se esse médico for perito do INSS.
Os peritos também têm se oposto a outra medida do Ministério, a de reconhecer a validade do laudo de médicos assistentes. Conjugada com a liberdade de o paciente passar pela consulta com um acompanhante, a possibilidade de um médico assistente tomar decisões amplia as chances de humanização no atendimento do INSS – humanização compreendida como justiça e dignidade no trato e como acerto no diagnóstico.
Assim, além do direito dos pacientes, o código de ética médica vai sendo desrespeitado pelos peritos. Certamente por isso é que a corporação se sentiu tão incomodada com outra decisão do Ministério da Previdência, a de que os postos do INSS devem deixar à disposição dos pacientes um exemplar do código de ética. O incômodo foi tal que distribuíram, em nota pública, críticas à medida.
Essas críticas aos médicos peritos se fazem ainda mais imperativas hoje, 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Pela mesma razão, a CUT e demais centrais sindicais brasileiras – CGTB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT – lançarão uma campanha conjunta pela humanização das perícias médicas do INSS e pela observação do novo código de ética médica. Estes temas dizem respeito ao exercício dos direitos de trabalhadores contribuintes do Regime Geral de Previdência Social nas situações em que necessitam de afastamento do trabalho por motivo de doença ou acidente.
Trata-se de uma situação que, além do trabalhador contribuinte enquanto segurado e da seguradora – o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) – envolve os interesses de um terceiro elemento que são as empresas, cuja participação no sistema ocorre por meio do pagamento do seguro acidente de trabalho e do recolhimento e cotização das contribuições pagas à previdência social.
Em meio a esta relação, por natureza assimétrica e permeada de distintos interesses, cumpre às perícias médicas do INSS o papel de avaliar incapacidade laborativa para fins de concessão de benefícios previdenciários aos trabalhadores, isto é, avaliar restrições físicas e/ ou psíquicas advindas de acidentes e doenças que impeçam o trabalhador de desempenhar temporária ou definitivamente as suas funções no trabalho.
Este é o ponto nevrálgico, por colocar em jogo, de um lado, a garantia das condições de subsistência do trabalhador e de sua família, direito básico, essencial, assegurado constitucionalmente no sistema de seguridade social brasileiro, e, de outro lado, a responsabilidade pela proteção social e pela reparação dos danos causados à saúde e à vida pelo trabalho, equação que no caso dos contribuintes da Previdência Social envolve o Estado e os empregadores.
No entanto, além das injustiças já citadas, é sabido, ainda, que muitos peritos trabalham simultaneamente no INSS e como médicos do trabalho de empresas, situação que contraria o preceito ético de imparcialidade, além de favorecer um preconceito predominante há décadas no INSS, o de que o trabalhador é um fraudador que simula doenças para obter benefícios. É sob este tipo suspeição que milhares de homens e mulheres fragilizados por estar feridos ou adoecidos são avaliados pela perícia.
Por fim, vale dizer, ainda, que apesar do termo “acidente” evocar eventos fortuitos, casuais, imprevisíveis e de responsabilidade difusa, pode-se dizer, sem risco de errar, que praticamente todos os danos causados à saúde e à vida pelo trabalho são absolutamente evitáveis, posto que são decorrentes de escolhas técnicas e organizacionais previamente planejadas e controladas pelos empregadores. Assim, longe de serem fruto de atos inseguros ou negligência dos trabalhadores, os acidentes e doenças do trabalho denunciam uma lógica de organização da produção e do trabalho nocivas à saúde.
Trata-se de um grave problema social e de saúde pública que precisa urgentemente ser enfrentado. Para se ter uma idéia, só em 2009 os dados oficiais da Previdência Social indicam o registro de 723.452 acidentes e doenças do trabalho. Parte destes acidentes e doenças resultou no afastamento das atividades de 623.026 trabalhadores devido à incapacidade temporária, sendo 302.648 até 15 dias e 320.378 com tempo de afastamento superior a 15 dias. Deste total 13.047 trabalhadores ficaram permanentemente incapacitados, aposentado-se precocemente em plena idade produtiva, e 2.496 pessoas morreram por acidente de trabalho, o que corresponde a cerca de 1 morte a cada 3,5 horas, se considerada a jornada diária de 8 horas.
Considerando que este ano trabalhadores, empresários e governos estarão debatendo e construindo propostas de implantação do Trabalho Decente no País e que a responsabilidade social tem sido ultimamente o principal jargão das empresas, neste 28 de Abril – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças e Doenças do Trabalho, chamamos a atenção para este grave problema e conclamamos a sociedade em defesa da vida, da saúde e dos direitos sociais historicamente conquistados.
Artigo: Artur Henrique (Presidente Cut)
Rui Falcão é eleito por unanimidade para presidir Partido dos Trabalhadores
O novo presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado Rui Falcão (PT/SP), escolhido por unanimidade pelos membros do Diretório Nacional do partido no começo da tarde desta sexta-feira (29). Rui Falcão assume a presidência depois de José Eduardo Dutra anunciar a saída do cargo por problemas de saúde.
De acordo com o novo presidente do PT, a primeira tarefa é dar suporte ao Governo Federal. “Uma das nossas tarefas principais pelo próximo período é dar sustentação ao processo de mudanças que o presidente Lula começou e que a presidente Dilma Rousseff está mantendo. Outro ponto é o fortalecimento do partido com a classe trabalhadora, além de disputar com as velhas ideias, as ideias conservadores e neoliberais que têm sido derrotadas nas últimas eleições, mas que querem guiar o nosso governo” explicou o novo presidente.
Rui Falcão explicou, também, que a nova presidência do partido será desempenhada de forma coletiva com o conjunto das bancadas de parlamentares do PT, militância e lideranças. “O PT se formou através da liderança coletiva e, por isso, a presidência do partido tem que expressar esse sentimento. É desta maneira que alcançaremos um avanço partidário” afirmou.
Rui Falcão vai liderar o Partido dos Trabalhadores até 2013, quando deve ser realizado um novo processo de eleições internas do partido para escolha da nova direção nacional. (Janary Damacena – Portal PT)
Assinar:
Postagens (Atom)