terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pesquisas eleitorais


As pesquisas eleitorais estão em guerra, valores diferentes, muita coisa acontecendo e você não sabe ao certo, qual dessas pesquisas estão falando a verdade não é?

Então, esses resultados são de fácil explicação, a Voxpopuli lançou o resultado da sua pesquisa primeiro e sendo divulgada que Dilma tem 41% das intenções de votos e José Serra apenas 33%, com uma margem de erro de 1,8 ponto percentual.

A segunda pesquisa lançada foi da DataFolha que divulgou Dilma com 36% e Jose Serra com 37%, com uma margem de erro de 2.0 pontos percentual.

A Terceira pesquisa divulgada, foi da empresa Ibope que mostrou Dilma com 39% e José Serra com 34%, com uma margem de erro de 2.0 percentual.

Ai você analisa e pensa, poxa a Voxpopuli tem uma diferença tão grande em relação as outroas.
E eu comento, na realidade não, a Pesquisa Ibope tem 2.0 percentual de erro se analisarmos que os 39% de Dilma com 2 pontos de erro serão 41% e que os 34% menos 2.0 pontos percentual de erro serão 32%. Mostra que a Vox Populi não esta tão fora da realidade, sendo que ainda ela tem um menor percentual de variação.

Comparando a Vox Populi com a Data Folha. Dilma tem 36% com a variação de 2.0 percentual, passaria a ter 38% e Jose Serra passaria a ter 35% seguindo a mesma lógica.

O que não podemos deixar de esquecer é de sempre analisar a variação das pesquisas e confiar lógico, naquela que relamente chega mais perto do resultado e com uma variação menor. Quando uma pesquisa indica que tem uma margem de erro menor, quer dizer que essa pesquisa chegou mais próxima do resultado real e nessa pesquisa é que se deve ser botada uma confiança maior. Não uma confiança exata, mais a que mais perto chegou da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário