terça-feira, 2 de março de 2010

Descobertas mais duas reservas de petróleo na Bacia de Campos!

Dois novos reservatórios de petróleo, que juntos podem ter 65 milhões de barris, foram descobertos pela Petrobras na Bacia de Campos, no litoral fluminense. O primeiro se encontra na camada pré-sal, e outro, no pós-sal (acima da camada de sal), na área de Barracuda, a 100 quilômetros do Rio de Janeiro, onde a profundidade chega a 860 metros. A informação foi anunciada na semana passada. A Petrobras já tem estrutura de produção e escoamento instalada na área. A ideia é que a produção fique a cargo da Plataforma P-43, que já opera na área.
Com a perfuração de um único poço (6-BR-63A-RJS) a empresa descobriu as duas novas acumulações de petróleo. Uma delas foi em reservatórios carbonáticos do pré-sal e está localizada a 4.340 metros de profundidade. Estimativas preliminares indicam a presença de petróleo leve (28º API), com volumes recuperáveis de, aproximadamente, 40 milhões de barris, em reservatórios com boa produtividade, confirmada pelos testes realizados.
A outra descoberta foi uma acumulação de petróleo em reservatórios arenosos do pós-sal, que já apresentam histórico de produção na área de Barracuda. Estima-se que o volume de óleo recuperável nessa acumulação seja de 25 milhões de barris.
Aproveitando a completa infraestrutura de produção e escoamento já instalada na área, é estudada a possibilidade de interligar o poço 6-BR-63A-RJS à plataforma P-43, que já opera no Campo de Barracuda. As descobertas serão objeto de avaliação, a ser apresentado brevemente à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Pré-Sal
As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal, localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre, que são características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.
O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal. Em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário