quinta-feira, 1 de maio de 2014

Falou da Petrobras e não pensou em Pré-sal? Capítulo 1

Da série Desinventando mitos sobre a Petrobras.
Sabe a Petrobras? Pois é. A Petrobras foi a petroleira que, percentualmente, mais aumentou sua produção no período 2003 - 2013. Duvida? Figurinha aí embaixo. Dados fornecidos pela Forbes (aquela mesma que teve que fazer uma matéria explicando que nem Lula nem o filho são milionários. Link aqui (link is external) e o original aqui (link is external)).


Qual o motivo desse aumento de produção? Investimento recorde : em 2013, foram investidos R$ 104 bilhões na estatal, enquanto em 2002 o investimento foi de R$ 19 bilhões. A média diária de produção de petróleo e gás natural no Brasil em fevereiro de 2014 chegou a 2,327 milhões de barris.  E a produção da Petrobrás vai dar uma salto ainda maior. Ou melhor, já está dando. De novo usamos a palavrinha mágica: pré-sal. Petróleo do bom e do melhor, que nos garante a sexta maior reserva do mundo. O petróleo do pré-sal fica em alto mar, debaixo de uma dura camada de (adivinhem?) sal, e por isso precisa de tecnologia e maquinário especializados para extração. Esse petróleo atrai a butuca de muita gente (que, curiosamente, nem falam em pré-sal quando falam sobre supostas "maracutaias"  da Petrobras. Que coisa, não?).

Segundo dados do Blog Fatos e Dados, (link is external) da Petrobrás, no dia 15 de abril, foi registrado novo recorde de produção diária de petróleo no pré-sal nos campos das Bacias de Santos e de Campos: 428 mil barris de petróleo por dia (bpd). Isso foi resultado do aumento da produção da plataforma P-58, que começou a operar no dia 17 de março deste ano na Bacia de Campos.

Esse novo patamar de produção foi obtido por meio de 24 poços produtores, sendo 15 poços na Bacia de Campos e nove na Bacia de Santos. Esses poços produziram, respectivamente, 222 mil bpd e 206 mil bpd. Até o final de 2014, entrarão em operação mais 15 poços produtores, sendo 11 na Bacia de Santos e quatro na Bacia de Campos

E a prova definitiva de que a Petrobras manda muito quando o assunto é extrair petróleo em alto mar: Em fevereiro, a empresa atingiu a marca de extração de 400 mil barris/dia. E isso aconteceu apenas oito anos após descoberta do pré-sal.

Só a título de comparação, outras empresas também fazem extração de petróleo em alto mar. Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, a marca de 400 mil barris/dia foi alcançada após 19 anos da descoberta da jazida; na Bacia de Campos, foram 16 anos (território explorado pela própria Petrobras). E no Mar do Norte, foram necessários nove anos. Mas se levarmos em consideração que a extração de petróleo na Bacia de Campos é feita na camada do pré-sal, que é mais profunda ainda, isso torna o resultado obtido ainda mais expressivo.

Por que esse povo não fala do pré-sal, né? Esquecimento ou interesses não revelados e não reveláveis? Sabem de nada.... (mas será que são mesmo inocentes?)

Fonte: MudaMais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário