segunda-feira, 12 de maio de 2014

Enem 2014: Inscrições começam nesta segunda-feira (12)



As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 começam nesta segunda-feira (12) . Os interessados em participar devem acessar a página do Enem e efetuar inscrição até o dia 23 de maio. O prazo para o pagamento da taxa de R$ 35 vai até o dia 28 de maio. Alunos de escolas públicas e estudantes que comprovem baixa renda estão isentos da taxa. Confira edital completo.

Os candidatos já podem começar se preparando para o exame, acessando o aplicativo do Enem. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação reúne itens de 2009 a 2013 para o estudante treinar para exame. O acesso é gratuito e pode ser utilizado para treinar para as provas que serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

A previsão do Ministério da Educação (MEC) é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no exame, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões registrados no último ano.

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.

Novidades

A partir desta edição, o Exame apresenta algumas mudanças. Entre elas, o hotsite do Enem vai oferecer o edital do exame em formato de leitura compatível com o Dosvox, um sistema para deficientes visuais, e um vídeo na língua brasileira de sinais (libras) para os deficientes auditivos. Além disso, todos aqueles que necessitarem de atendimento específico ou especializado devem ficar atentos e fazer o pedido no ato da inscrição.

As exigências e o rigor na segurança também devem aumentar na edição de 2013 do Enem. Segundo informações do MEC, será introduzido um detector de metais em cada local de prova.

A nova norma, firmada no edital, afirma que participantes podem ser submetidos à revista eletrônica a qualquer momento durante a realização da prova e não poderão portar celulares e nenhum outro equipamento eletrônico. O objetivo é reduzir qualquer falha na segurança durante a aplicação das provas.

Por Portal Brasil com informações do Ministério de Educação e Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário