quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Brasil e a importação de médicos cubanos, portugueses e espanhóis



O principal motivo de reclamação dos médicos, da imprensa e do CFM seria uma suposta validação automática dos diplomas destes médicos cubanos, coisa que em momento algum foi afirmado por qualquer membro do governo. Pelo contrário, o próprio ministro da saúde, Alexandre Padilha, já disse que concorda que a contratação de médicos estrangeiros deve seguir critérios de qualidade e responsabilidade profissional. Portanto, o governo não anunciou que trará médicos cubanos indiscriminadamente para o país. Isto é uma interpretação desonesta que esta sendo feita.

Outro ponto importante o Governo disse que a tentativa é de atrair médicos cubanos, espanhóis e portugueses, estranho a reclamação partir apenas para os cubanos, de certo somente os médicos cubanos necessitam revalidar diploma né?

O país de Portugal importa médicos cubanos desde 2009, a Venezuela importou médicos cubanos também para atender sua população.

Os médicos cubanos foram para Portugal, para atender nas regiões mais longínquos, afastadas dos grandes centros, coisa aqui que os médicos brasileiros não querem.

Os cubanos foram estimulados pelo governo de Portugal, fizeram prova e foram aprovados em grande maioria . A população aprovou a vinda dos cubanos lá, no ano passado, em 2012, sob pressão popular, o governo português renovou a parceria, com amplo apoio dos pacientes. Portanto, um dos países com melhores resultados na área de saúde do mundo importa médicos cubanos e a população aprova o seu trabalho. (Pasmem)

É claro que os médicos serão avaliados, não faz sentido importar médicos de baixa qualidade para o Brasil, o país precisa ter a certeza que são profissionais qualificados, e toda prova necessária que compra isso, será feita, eles estarão sujeitos a isso.

Seria bem interessante que nossos médicos se submetessem a este exame ao final do curso de medicina também. Não seria justo que os médicos brasileiros também só fossem autorizados a exercer medicina se passassem no Valida? Se a preocupação é com a qualidade do profissional que vai ser lançado no mercado de trabalho, Porque importa se ele foi formado no Brasil, em Cuba ou China?

Eu mesmo já visitei médicos com catapora, que me deram o diagnóstico de dengue, depois de reavaliado me deram alergia por causa de algum alimento ingerido, fui medicado, e depois acabei eu descobrindo que estava com catapora, que nada do que foi falado pelos médicos da minha cidade tinha haver com a minha catapora, ou seja, que médicos foram estes que me examinaram? Uma coisa eu tenho certeza, os que me examinaram eram todos brasileiros e mostraram uma baixa qualificação profissional, senti isso na pele.

Outra ponto importante, o que será que a população nas áreas mais distantes deste país que tem dificuldade em encontrar saúde pública deve estar pensando sobre esta ação do governo? Será que eles estão contrários ou estão vibrando por esta ação do governo federal?

O governo lançou nos últimos anos o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que oferece salários mensais de R$ 8 mil e pontos na progressão de carreira para os médicos que vão para as periferias. O problema é que até hoje só 4 mil médicos aceitaram participar do programa. Não é só salário, faltam condições de trabalho. O que fazemos então? vamos pedir para os mais pobres aguentar mais alguns anos até alguém conseguir transformar o SUS naquilo que todos desejam? Vira lá para a criança com diarreia ou para a mãe grávida sem pré-natal e diz para ela segurar as pontas sem médico, porque os médicos do sul e sudeste do Brasil, que não querem ir para o interior, acham que essa história de trazer médico cubano vai desvalorizar a medicina do Brasil.

Francamente, esta é uma alternativa porque os bonitões dos Médicos Brasileiros não querem entrar nas profundezas do interior do país, e existe muita gente necessitando de médicos, não adianta agora conselho ficar pagando de indignado, ou alunos de medicina ficaram jogando contra, porque até eles serão solução se todos passarem depois de muitos anos e o nosso país precisa atender esta demanda com urgência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário