quarta-feira, 19 de junho de 2013

Santa Casa realizará Orquestra: Solidariedade, Saúde e Música no dia 12 de julho


A Santa Casa de Jales convida todos para o concerto “Solidariedade, Saúde e Música”, no dia 12 de julho. O concerto será realizado com a Orquestra Sinfônica de Jales e os cantores: Paulinho Viana, Isa Frassato, Priscila Alli, Sergio Kamiyana, O concerto visa aliar saúde com cultura e alavancar as vendas da promoção "Na Santa Casa eu boto fé".
A Santa Casa conseguiu toda a estrutura do concerto a custo ZERO. A orquestra vai acompanhar os cantores em vários gêneros musicais.
 
O Convite custa apenas R$5,00 e na entrada a pessoa pode ainda trocar o convite por um bilhete da rifa e concorrer a um FORD KA e uma moto CG FANKS.

 

#SOLIDARIEDADE, faça parte desta bandeira!


segunda-feira, 17 de junho de 2013

As Manifestações de Estudantes e Trabalhadores é a necessidade de Políticas Públicas










#RESOLVIFALAR

Depois de vários amigos perguntar sobre o que acho sobre as manifestações que estão acontecendo, resolvi escrever meu ponto de vista, sair um pouco do debate no chat para a timeline:

Bem galera, o que acho sobre os protestos?


EU SOU A FAVOR DOS PROTESTOS, o protesto é Insurgir-se contra alguma coisa; reclamar; dar demonstrações de repulsa ou revolta contra alguma coisa, e isso nada mais é do que posicionamento, é algo que deve ser encarado e feito de forma democrática, sem o uso de violência!

Nos últimos dias o movimento sobre o reajuste que vemos sobre o aumento de R$ 0,20 centavos em São Paulo precisa ser analisado com inteligência, preciso ser encarado politicamente. 

Primeiro o movimento tem como militantes estudantes e trabalhadores, entre  outros mais que aderiram o movimento por estarem revoltados , e fizeram isso de forma espontânea.

Segundo,
os focos de violência localizados e praticados por parte de alguns manifestantes ocorridos nos quatro ou cinco dias na cidade de São Paulo não podem levar à criminalização da luta legítima por transporte público e de qualidade. Mas é necessário que o movimento identifique também estas pessoas que estão fugindo as regras do próprio movimento, pois pode se tratar de pessoas que se INFILTRAM apenas para criminalizar o movimento, sendo assim podem partir até mesmo da própria polícia, durante anos na história de nosso país existe esta forma de ação, onde infiltra-se homens para se aproximar dos líderes para colher informações, além de militantes de partidos que são contra a causa que fazem e usam tais movimentos apenas para atacar e criar cenas de protestos partidários, pensando em criar um ataque eleitoral.

Terceiro, acreditar que da noite para o dia através de protestos será implementado Tarifa Zero para o transporte público, é o mesmo que achar que já chegou o Natal e o Papai Noel já esta chegando com os presentes. Estas ações no fundo não são para isso, e todos que estão à frente deste movimento sabe muito bem disso, a necessidade é sobre a discussão da mobilidade urbana e a qualidade da mesma. Então tal movimento tem que pensar e construir o diálogo, tem que se dispor também a se informar como encontra-se administrativamente cada área em qual estão protestando, pois os problemas de mobilidade urbana é um sintoma de décadas de exclusão social e a falta de infraestrutura, “agravados” pela melhoria significativa da vida de muita gente pobre nos últimos anos que, legitimamente, quer mais. 

É importante ter esta consciência e saber que quem está hoje no governo não tem a responsabilidade pelo acúmulo destes agravos, não são estes responsáveis pelo acúmulo de agravos na saúde, na segurança, na educação,  mas ELES tem que ser a peça para o diálogo e a construção da solução que deve se dada em conjunto com a massa da sociedade que é o povo, mas que fique claro, não é através da violência que se obterá este dialogo. 
A MINHA SUGESTÃO é que se faça uma Conferência sobre a Mobilidade Urbana, é necessário entender como funciona o interior, as grandes metrópoles e que isso também venha ser uma discussão nacional, não apenas para São Paulo, mas para todo o País, para que se haja políticas públicas para a área, o Brasil precisa crescer em harmonia.
 
Agora SOU CONTRA a truculência e sem dialogo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem sido a mesma nas greves de Professores do estado, da saúde, dos movimentos populares em geral, sob o comando das gestões do PSDB no Estado, não podemos recepcionar desta forma protestos realizados pelo povo, já chega a imbecilidade que fizeram quando a Polícia Civil estava em greve, quando houve confronto entre a policia civil e militar, houve ordens para oprimir a greve, colocando homens armados em conflitos.

É notório através de matérias que muitas vezes existe o ataque apenas da policia, os manifestantes não estão agredindo e praticando atos de violência, assim como podemos observar vídeos de policiais quebrando a própria viatura, atacando jornalistas, enfim, não é este o caminho, é possível realizar de forma pacífica estas manifestações, que as vezes se sente sem confiança no próprio sistema que deveria garantir a sua integridade, o mesmo o ataca sem motivo algum.

Outro ponto, sei que os momentos históricos são diferentes, mas o que está acontecendo em São Paulo precisa ser discutido do tamanho que merece. Manifestantes não podem ser presos sob acusação de formação de quadrilha, crime inafiançável. Se isso vier a prevalecer, estaremos entrando num cenário de ditadura contra a luta social. Será um novo AI-5, o instrumento que faltava para a tão sonhada criminalização dos movimentos sociais que vem sendo arquitetada há tanto tempo pelas forças conservadoras do país. E que ganhou hoje o apoio, em editorial, da Folha e do Estado de S. Paulo.

E não adianta também culpar apenas uma parcela, cada um tem a sua porcentagem de culpa na parcela, mas aqueles que usam da violência tem a maior parte, é necessário por parte da mídia também, mudar o seu conceito de protesto, é necessário encarar de forma democrática e não criminalizar o mesmo também, ultimamente é assim que são tratados os protestos no país, só não são tratados  como vândalos, quando a mesma tem o seus interesses. 

Algo que todo manifestante tem que adotar é ser um bom receptador de informações também, principalmente a juventude de nosso país que andam muito fora da discussão de nosso país, compartilhando qualquer texto, qualquer imagem se saber se de fato aquilo é uma realidade, precisamos ser críticos sim, mas precisamos ser inteligentes para alcançar de fato o que queremos, da mesma forma que somos críticos e inteligentes para traçar o nosso futuro quando pensamos em nossa formação acadêmica. 

Entre as soluções em Maio à presidente Dilma já deu o primeiro passo, comunicado pelo Ministro da Fazenda Guido Mantega em que é desonerando o transporte público do pagamento do PIS-COFINS. Precisamos avançar ainda mais. O Estado de São Paulo pode e deve desonerar o ICMS do diesel para o transporte publico, permitindo abaixar ainda mais a tarifa. No caso de São Paulo que tenho mais informações, já foi construído mais de 40km de corredores de ônibus e existe mais o bilhete único que reduz um pouco mais o gasto, além da construção de 150 km novos de corredores na cidade para ampliar a velocidade média dos ônibus que estes é um dos fatores que ajudam baratear um pouco mais, já que um ônibus que fica  mais tempo parado gasta-se mais.

Enfim, a necessidade está em não apenas protestar, é importante saber o porque esta fazendo isso, é necessário saber se esta fazendo da forma correta e para isso você precisa se informar, assim como você estuda para uma prova de alguma matéria, você não vai para escrever ou inventar qualquer coisa.

Outro ponto importante é que não podemos apenas protestar e voltar para a casa felizes quando se conquista alguma coisa, é necessário se envolver me mais temas e mais debates, há ferramentas ainda mais importantes para serem discutidas como a Reforma Política, Reforma Tributária e a PEC da Juventude no Estado de São Paulo, assim com tantas outras áreas que precisam de melhorias. 

Lembre-se: Protestar é estar contra alguma coisa, mas sabia que coisa é esta, não seja um volume apenas no meio do protesto, seja um agente da continuidade da transformação deste país, seja protagonista da discussão política deste país envolva-se não só no que chega até você pela mídia ou pelas redes sociais, conheça todas as esferas do governo, todas as discussões e principalmente comece pelo seu próprio município, é ali que você pode estar contribuindo de uma forma mais direta e eficaz.  

sexta-feira, 7 de junho de 2013

HANDEBOL FEMININO DE JALES ESTÁ NA FINAL ESTADUAL DOS JOGOS ABERTOS DA JUVENTUDE




No último sábado, dia 01, aconteceu a grande final entre Jales e Tabapuã da fase regional do Handebol Feminino dos Jogos Abertos da Juventude – 2013 do Estado de São Paulo, em Votuporanga.

A equipe jalesense comandada pelas professoras Daiane e Maria Odete, deram um show de handebol e venceram pelo placar de 25 a 17. Com a vitória, Jales está na grande final estadual, que acontecerá em Itatiba, no período de 19 a 28 de setembro.

Há uma rivalidade entre as duas equipes, já que nos últimos três anos a equipe tabapuanense venceu nos confrontos em Jogos Regionais e Abertos da Juventude. Com muita garra e concentração, a equipe jalesense mostrou superioridade, vencendo e convencendo ser a melhor da região.



Fonte: Prefeitura Municipal de Jales

Vereadores visitam Polo da UAB Jales





Vereadores Pérola, Luís Rosalino e Gilbertão conversando com o Coordenador da UAB pelo MEC - Nilton Marques



Na noite da última terça-feira, dia 04 de junho, a presidente do Poder Legislativo jalesense vereadora Pérola Maria Fonseca Cardoso e os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes e Luís Fernando Rosalino visitaram o Polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil em Jales.

 “É de conhecimento geral que o Polo da UAB Jales continua sem coordenador. Viemos aqui hoje para saber como está sendo feito o trabalho na unidade e de acordo com a necessidade, vamos procurar auxiliar no que for possível os funcionários da unidade, visto que atualmente a UAB Jales soma cerca de 1.300 alunos na graduação e na pós- graduação e é uma universidade de grande importância para o município”, justificou o vereador Luís Rosalino sobre a visita.

Os vereadores foram recebidos pelo ex- coordenador do Polo, Sr. Nilton Marques, que continua trabalhando no local por ser bolsista do MEC – Ministério da Educação. 

Mesmo com a coordenação, por hora, defasada, o trabalho no Polo continua com aulas presenciais durante a semana e provas aos sábados. A UAB Jales oferece cursos de graduação em Agricultura Familiar e Sustentabilidade, Educação Musical, Engenharia Ambiental, Física (Licenciatura), Gestão Pública, Letras Espanhol/Literatura (Licenciatura), Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de Especialização em Gestão Pública, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Gestão em Saúde e Especialização em Ciência e Tecnologia.

A UAB Jales oferece cursos totalmente gratuitos da UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos, OFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, Unifesp – Universidade Federal de São Paulo e do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.

 “Vimos que é de extrema necessidade a contratação urgente do coordenador do Polo e de um vigia, já que o campus está sem e há muito material aqui dentro da Universidade. Já encaminhamos um requerimento ao Poder Executivo questionando quando será feita a contratação e esperamos uma atitude em breve. A UAB Jales é uma universidade grande e de suma importância para o município”, disse a vereadora Pérola sobre a visita.

Por Jaqueline Zambon – Assessoria de Comunicação da CM Jales

Câmara aprova Moção de Aplausos a estudantes jalesenses
























Os vereadores da Câmara de Jales aprovaram, por unanimidade, em sua última Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 03 de junho, a Moção de Aplausos nº 19/2013, de autoria dos Edis Pérola Maria Fonseca Cardoso, Gilberto Alexandre de Moraes e Luís Fernando Rosalino destinada aos estudantes Bruno Eidi Nishimoto e Willian Zaniboni Silva.

A moção foi subscrita por todos os vereadores e homenageou os estudantes jalesenses pela conquista da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP. Eles receberão estas medalhas no dia 19 de junho de 2013, em cerimônia de premiação que se realizará no Teatro Municipal do Rio de Janeiro/RJ.

Na ocasião também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº. 74/2013, de autoria do Poder Executivo, que concede auxílio financeiro aos acompanhantes dos estudantes na viagem em que eles receberão a premiação.

Os estudantes Bruno e Willian estiveram presentes na última Sessão Ordinária acompanhados das mães Lúcia Uchiyama Nishimoto e Claudete Zaniboni Silva e do coordenador pedagógico do Ensino Médio da E.E. “Dom Arthur Horsthuis”, Sr. Moisés Marcolino. A escola também foi premiada, ficando entre as seis melhores do Estado de São Paulo.