quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um grande senso de humor





Enquanto nossa vida material no século XXI foi favorecida por muitos avanços na ciência e na tecnologia, nossa mente espiritual se atrofiou. Enquanto nosso desejo de bons alimentos foi satisfeito, nossa sabedoria inerente foi guardada a sete chaves.
Na sociedade atual, um grande senso de humor é o fundamento para uma vida feliz, o lubrificante para um relacionamento de sucesso. Somente por meio do humor podemos ser encantadores e espirituosos. Somente por meio do humor teremos sabedoria e habilidade para apreciar o que é divertido ou engraçado.
Devemos ter em mente, no entanto, que humor não é sinônimo de sarcasmo – ao contrário, é uma linguagem de sabedoria. O humor é infinito em sua profundidade e inspiração. Humor não é escárnio, mas um veículo para a troça de si mesmo. Um gesto humorístico carrega uma quantidade imensurável de afeição e interesse genuínos.


Influência positiva
A intenção do humor não é recorrer a atrevimento para criar constrangimento para os demais, mas trazer-lhes felicidade, aliviando ou dissolvendo momentos embaraçosos. Assim, ter grande senso de humor é ser dono de uma mente iluminada, plena de engenho, vivacidade e inteligência. É verdadeiramente um estado mental de insuperável libertação, sem apegos ou preocupações. É uma atitude de completo otimismo, em que todas as coisas passadas e presentes podem ser humoristicamente percebidas.
O humor é como a primavera nas montanhas: purifica nossa mente. Como uma nuvem no céu: pode vagar livremente, sem obstrução. Na sociedade atual, as pessoas perderam sua singularidade e a habilidade de pensar por si mesmas. Em lugar de conduzir, preferem seguir. Em lugar de exercitar a liberdade intelectual, preferem aceitar as decisões alheias. É a sociedade como um todo, e não o indivíduo, que decide o padrão de moralidade. Sendo assim, é fundamental ter grande senso de humor em nossas relações interpessoais, porque o humor é como os raios de sol, que podem iluminar nosso dia e trazer um sorriso à nossa face. Às vezes, o humor é como uma brisa suave, que conforta a dor e o sofrimento. O humor é também como uma flor em botão na primavera, que acalenta o coração e desperta a mente.
Deveríamos nos esforçar para ser como Charles Chaplin, que trouxe o riso a milhões de espectadores de cinema ao redor do mundo com seu gênio para a comédia. Ele influenciou positivamente a vida de muita gente apenas com seu senso de humor.

Por:
:Hsing Yün

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Frustação de uma esperança!

A frustação é definida como uma emoção até, quanto mais se busca um objetivo pessoal, quanto maior é o valor dele para você, maior será a sua frustação caso não o alcance. Essa é a palavra que veio a iniciar meu dia nesta manhã.  Sempre nos deparemos com lutas durante dias, meses, anos e décadas e como em todo período procuramos sempre conseguir nossas conquistas pessoais. No mundo hoje a concorrência é gigantesca e cada vez mais devemos nos preparar para ser os melhores.

A frustação é algo que também faz parte de uma rotina de que quando não se consegue obter algo, certamente ela vem e como hoje, pra mim ela veio. Estava na esperança de conseguir pegar algumas aulas, após me formar ano passado, prestar um concurso seletivo e ter ficado em 7º lugar, ainda restava a esperança de que em algum momento eu poderia pegar aulas, de uma certa forma a esperança era grande até chegar a notícia oficial de que não haveria aulas na minha área, de Educação Física, pois os efetivos haviam pego todas as aulas. Frustação para mim que estava em 7º e ainda tinha esperança, imagino também a frustação de quem ficou em primeiro no concurso e certamente devia trazer não só a esperança mais também uma certeza de que certamente sairia bem na situação.

Na verdade, ninguém desta área se saiu bem, a não ser em ter ganho um pouco mais de experiência e ter revisto os velhos amigos de faculdade. O estímulo fica para que continue a lutar, apesar de um dia frustado, amanhã será um novo dia, e este novo dia certamente quebrará a barreira da frustação e certamente iremos focar novos objetivos pessoais. Vou continuar com os meus, e traçando minhas metas, até se sabe lá quando chegar a vitória.

Por mais que um dia pode ser frustante, por mais que um dia possa ser desafiador para nosso próprio ego, para nossa própria esperança, o importante é estar sempre a luta, sempre de mangas regaçadas e preparados para enfrentar os desafios que a vida impõe.

Por: Hilton Marques