sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Rafael Lazarini destaque e promessa de futuro no Atletismo!


Jales ganhou uma única medalha na 74ª edição dos Jogos Abertos do Interior, realizada em Santos, de 4 a 14 de novembro, e o aluno do 2º ano do Curso de Educação Física da Unijales, Rafael Lazarini, foi quem a conquistou. A última vez que a cidade conseguiu uma medalha de ouro em Jogos Abertos foi na década de 90 com o time de basquete masculino.
Rafael que começou a treinar somente há dois meses, faturou o 1º lugar nos 100 metros rasos, ficando na frente de atletas de Campinas e de Itu. E no geral, Rafa ficou em 2º lugar com o tempo de 10s70. Aos 24 anos e treinando com a ajuda de Aristides de Andrade Junqueira Neto, renomado profissional que já fez parte da equipe brasileira em competições no exterior, pan-americanos e até em Olimpíadas, Lazarini viajava uma vez por semana a São José do Rio Preto para encontrar-se com Aristides e receber instruções e informações para, sozinho, treinar em Jales nas pistas do estádio municipal e do Jales Clube. E foi sem apoio, sem treinos diários e custeando as próprias viagens que competiu ao lado de Jadel Gregório e Nilson André, alguns atletas de elite do Brasil.

Histórico de campeão

Quando criança Rafael já corria na escola. Mais tarde morou fora do país e ao regressar a Jales inaugurou a Academia Boa Forma, da qual ainda é proprietário. Iniciou o Curso de Educação Física e sempre apoiado pelo professor Geraldo Barrientos dos Santos Junior, que percebendo a afinidade do jovem com o atletismo, teve a antiga paixão pela corrida despertada. “Foi no curso que voltei a correr e em 2009 fui para os Jogos Regionais de Votuporanga, ganhei medalha, mas Jales não foi para os Abertos”, lembra Lazarini.
Em 2010, realizou um teste e foi aceito no Clube de Atletismo de São José do Rio Preto. Participou dos Jogos Regionais em Ilha Solteira, novamente classificou-se e foi para Santos no início deste mês para mostrar a todo estado de São Paulo que tem talento e profissionalismo, pois dois meses, para muitos, é pouco para treinar.
E não é somente na determinação que Rafael surpreende, os números também são impressionantes: ele teve que desbancar dezenas de corredores para chegar a Santos, inclusive o irmão Paulo que também corre. Depois, já no litoral, três baterias com 8 competidores em cada uma totalizou o número de adversários que o jalesense teve que ultrapassar. “Não acreditava que tinha vencido, fiquei emocionado e chorei no pódio”, orgulha-se. 

Corrida rumo ao futuro

Como todo atleta, Rafael Lazarini tem sonhos: quer representar o Brasil em provas importantes como as Olimpíadas. “No revezamento quatro por 100 metros é necessário ter corredores de reservas, portanto quero fazer parte desse grupo”, idealiza.
Para começar, transferirá a faculdade e os seus objetivos para São José do Rio Preto ainda este ano porque terá que correr muito até março de 2011 quando iniciam as competições da Federação Paulista de Atletismo. Rafael também já começou a receber propostas de alguns clubes do interior de São Paulo... Com certeza as primeiras de muitas que virão. 

 Fonte: www.unijales.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário